quarta-feira, 24 de maio de 2017

Governo realiza caravana de serviços para comunidades quilombolas de Itapecuru

 

Visando apresentar o Programa Maranhão Quilombola (PMQ) e seus eixos de atuação para moradores e lideranças de quilombos e gestores municipais de Itapecuru-Mirim, o governo do Estado, através da Secretaria de Igualdade Racial, promove uma caravana de serviços voltada para atender a população negra rural daquele município nos dias 25, 26 e 27 de maio.
Esta caravana faz parte da política de igualdade racial do governo estadual para as comunidades rurais quilombolas e integra uma das ações do PMQ que é chamada de Rota de desenvolvimento sustentável das comunidades rurais quilombolas, que no caso do município de Itapecuru é denominada “Rota do Tingidor”.
As rotas se constituem num conjunto de ações articuladas de politicas públicas (saúde, educação, produção, desenvolvimento social, infraestrutura, trabalho e renda, inovação tecnológica) para o desenvolvimento social e economico dos quilombos.
A ação é etapa inicial do PMQ naquele município e acontece em parceria da Secretaria de Igualdade Racial com a SES, SEMU, SEDES e secretarias do governo municipal e é destinada a 29 (vinte e nove) comunidades rurais quilombolas do município de Itapecuru, entre as quais: Alto da Esperança, Buragil, Dois Mil, Estopa, Fandango, Magal do Ipiranga, Mandioca, Tingidor, Pedra, Dão quer dos Martins, Santa Joana, Santa Maria dos Pretos, Barriguda, São Bento, São Sebastião, Santa Rita dos Gouveias, Curitiba, Bacabal, Benfica, Barreiras e outras,
Elias Belfort, liderança quilombola e presidente da União de Quilombos de Itapecuru, destaca que é grande a expectativa na cidade e nas comunidades com a realização da caravana. “Os quilombolas estão mobilizados para a realização do evento, porque este é o início de um processo em que o governo do Estado estará mais presente em Itapecuru, realizando ações para o desenvolvimento social e econômico das comunidades. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino”.
Dentro da programação da Caravana do Programa Maranhão Quilombola no dia 25, quinta-feira, acontece na comunidade do Tingidor o mutirão da saúde, com atendimentos médicos aos quilombolas (aferição de pressão, testes rápidos, vacinação, consultas médicas e oficinas de saúde bucal com aplicação de flúor). Técnicos da SEDES farão aplicação do Cadastro único e busca ativa. Já assessores da SEIR e SEMU realizarão oficinas voltadas para o debate sobre violência contra a mulher negra.
Na sexta-feira, 26, na sede do município, acontece a reunião do Fórum da rede de proteção pelo enfrentamento da violência contra a mulher, além de seminário sobre a temática e autonomia econômica das mulheres.
Sábado, 26, na comunidade Barriguda – também conhecida como Magnífica – acontece a culminância da caravana, com a realização de uma consulta pública do Programa Maranhão Quilombola, ação que visa ouvir as demandas das comunidades abrangidas pela Rota do Tingidor nas diversas áreas das políticas públicas. Esse levantamento fará parte do diagnóstico sócio-econômico-cultural a ser feito na região dos quilombos abarcados pela rota e determinará as ações e serviços que o governo estadual desenvolverá no município.
Ainda no mesmo dia (26) e local, acontece o mutirão da saúde, palestras formativas e atendimentos na área da assistência social pelas secretarias municipais.
Para Mauro Marques, coordenador do PMQ, as ações a serem implementadas em Itapecuru faz parte do projeto de desenvolvimento social e econômico do povo maranhense. “Todas as ações que desenvolveremos em Itapecuru no âmbito do Programa Maranhão Quilombola fazem parte do esforço conjunto do Governo do Estado em desenvolver os nossos quilombos. Estas comunidades foram secularmente esquecidas e agora é a vez de inseri-las dentro de um contexto de desenvolvimento humano, econômico e também de integração social e tecnológica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário