sexta-feira, 26 de maio de 2017

Governo incentiva Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em propriedades maranhenses


 
Novas tecnologias sustentáveis que aliam agricultura, pecuária e plantação de florestas estão sendo utilizadas em propriedades localizadas em várias regiões do Maranhão. A difusão do chamado sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) faz parte das atividades do Programa Mais Produção, do Governo do Estado, voltadas à cadeia de Carne e Couro.
Neste sábado (27) será realizado o primeiro ‘Dia de Campo’ dessa tecnologia, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A sede do evento é a fazenda Canaã, no município de Bacabal, uma das unidades demonstrativas do sistema.
O ILPF é uma metodologia de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas, integrando os componentes lavoura, pecuária e floresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. Assim, o solo pode ser explorado economicamente, e de forma sustentável, durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a custos mais competitivos. Por meio das Unidades Demonstrativas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (UDILPFs), o Governo do Estado é referência no incentivo a adoção dessas práticas que aumentam a produção sem comprometer o meio ambiente.
“Nossos esforços buscam elevar os índices de produção, como nosso patamar tecnológico, por meio de práticas que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e para o desenvolvimento do estado, gerando emprego, renda e justiça social, diretrizes da gestão do governador Flávio Dino”, ressaltou o secretário secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser.
 
A integração é uma das tecnologias de baixa emissão de carbono (ABC) que vem sendo adotadas no Maranhão, por meio de um trabalho de capacitações realizadas desde 2015. No ano passado, mais 600 profissionais participaram dos 13 cursos e eventos de recuperação de pastagens degradadas, sistema de integração lavoura-pecuária-florestas; sistema de plantio direto; florestas plantadas e elaboração de projetos. Este ano, já foram realizados cursos nos municípios de Zé Doca e Chapadinha.
O coordenador do Comitê Gestor do ABC, Luiz Coelho, destaca que os Dias de Campo, realizados pela Sagrima e instituições parceiras, seguem uma tendência nacional. “São iniciativas muito oportunas, já que as áreas de uso dessas tecnologias têm se expandido a cada ano”.
Além do de Bacabal, neste sábado, estão previstos Dias de Campo nos municípios de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras (31 de maio a 2 de junho) e em Santa Inês (17 de junho), todos com a parceria da Sagrima.
Cadeia de Carne e Couro
Além das seis UDILPFs, o Governo do Estado realiza outras ações de fortalecimento da cadeia de Carne e Couro. Atualmente, 250 propriedades recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovida pela Sagrima, via convênio com o Senar. Destaque à inauguração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Couro no município de Ribeirãozinho, com cursos na área de beneficiamento de couro, iniciativa que fortalece a região como polo nesse setor.
“A cadeia da Carne e Couro atendido às expectativas dentro do Programa Mais Produção, das pastagens, taxa de natalidade, ganho de peso dos animais, assim como a adequação de tecnologias sustentáveis pelos produtores atendidos, destacando as tecnologias para a Recuperação de pastagens e o sistema de ILPF”, destacou gerente de ATeG do Senar, Epitácio Rocha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário