sexta-feira, 26 de maio de 2017

Governo entrega ginásio Rubem Goulart e marca o renascimento da ginástica no Maranhão

 
“É o renascimento da ginástica no Maranhão”. Desta forma, a presidente da Confederação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra, definiu a entrega da reforma do Ginásio Rubem Goulart, realizada pelo governador Flávio Dino nesta sexta-feira (26). Localizado no Bairro de Fátima, o local estava há mais de 11 anos com as atividades paradas devido à precariedade da estrutura, e, agora, foi revitalizado e está pronto para o treinamento de novos campeões.
Fundado em 1977, o ginásio da ginástica artística maranhense recebeu o nome em homenagem ao desportista e professor Rubem Teixeira Goulart. Desde então, a estrutura não passou por nenhuma reforma e foi se deteriorando com o tempo, quando, há 11 anos, teve que fechar as portas. Com a mudança, o local está apto para receber dignamente as crianças, com idade a partir de 5 anos, que treinam ginástica no Maranhão.
O governador Flávio Dino destacou a importância de revitalizar um equipamento esportivo de enorme tradição após mais de 10 anos de abandono. “Ficamos felizes de entregar esse equipamento porque é um estímulo para formação de novos atletas no esporte educacional, e, ao mesmo tempo, um estímulo aos atletas de hoje e de ontem”, ressaltou.
O telhado do ginásio, que já tinha desabado por duas vezes ao longo dos anos, passou por revisão completa e blocos de ventilação foram reconstruídos. A calçada e as rampas foram restauradas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência. O piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto a pedido da Federação Maranhense de Ginástica (Femag). As salas de apoio e os dois banheiros também passaram por revisão, inclusive hidráulica, com instalação de 16 chuveiros. A parte elétrica também recebeu revisão completa.
 
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, disse que hoje o Governo do Estado celebra esse reforço de retomar equipamentos esportivos que são importantes, marcantes e tradicionais de São Luís “como esse aqui que é um ginásio que foi construído em 1977, a casa da ginástica”, uma modalidade olímpica que sempre teve tradição, grande adesão e muitos praticantes no Maranhão. “Então é uma grande alegria podermos devolver esse equipamento para a comunidade da ginástica maranhense”, enfatizou.
Além da presidente da Femag, Liane Bezerra, que definiu o momento como um marco histórico para o esporte maranhense, a solenidade de entrega do Rubem Goulart contou com a participação da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende. “Isso fortalece o nosso esporte. São compromissos importantes na nossa sociedade, e dá oportunidade às crianças”, frisou ela.
Encontro de gerações
A entrega do ginásio Rubem Goulart completamente renovado uniu gerações da ginástica maranhense. O professor Dimas, de 88 anos, um dos grandes responsáveis pela construção do espaço em 1977 não conteve a emoção ao rever o espaço novamente em condições de formar novos atletas e cidadãos.
“Há 40 anos, quando recebemos esse ginásio, eu era um efetivo professor de ginástica sem as mínimas condições. Então nós ganhamos esse espaço, foi uma alegria muito grande para nós. E produzimos efeitos. O Maranhão se destacou muito na ginástica olímpica. Depois que o ginásio foi desativado, a ginástica do Maranhão praticamente acabou. E como agora o nosso governador está dando de volta o nosso ginásio é uma segunda grande alegria. E eu ainda estou aqui colaborando, ajudando. Estou feliz por isso”, contou professor Dimas.
A nova geração da ginástica maranhense fez várias apresentações no novo espaço durante a solenidade. Com uma estrutura adequada, o multicampeão Júnior da Conceição também era só emoção ao narrar sua história de superação. Natural de Presidente Médici, ele iniciou a carreira sozinho, aos 12 anos, adaptando os aparelhos com materiais como bambu e cela de cavalo e aprendendo as técnicas com vídeos na internet.
Seu dom chegou até a Femag, que investiu na sua carreira. Júnior da Conceição, hoje com 22 anos, passou oito meses realizando treinamento em Goiânia e rumou para Belém, devido a falta de estrutura em São Luís. Após três anos de peregrinação, o ginasta hoje pode voltar à capital maranhense, pois a cidade possui um espaço adequado para o seu treinamento.
“É um grande salto da ginástica maranhense. E para mim é muito gratificante. Vou agradecer ao Governo pelo resto da vida. Faz muito tempo que a ginástica do Maranhão está ocultada. O governador me deu um presente que não tem preço. Vou poder voltar para o meu estado, treinar, competir e trazer resultados para nós”, contou emocionado Júnior da Conceição, que coleciona dois títulos internacionais, três nacionais, um Norte-Nordeste e dois paraenses.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário