sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caravana Governo de Todos chegou aos municípios de Igarapé do Meio, Bela Vista, e Pio XII

 
A ‘Caravana Governo de Todos’ chegou aos municípios de Igarapé do Meio, Bela Vista, e Pio XII, nesta sexta-feira (26), com serviços e ações para a população. O evento, que ainda passa por Monção, Vitória do Mearim e Arari neste sábado (27), contou a presença de secretários de Estado e movimentou as comunidades, com atendimentos de saúde, emissão de documentos, regularização de dívidas com o Estado, e ações de esporte, cultura e lazer, entre tantos outros serviços, pertinho de casa.
O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Marcio Jerry, destacou que Caravana tem sido um momento importante de diálogo, seja com a população, seja com a classe política. “O governador Flavio Dino envia a ‘Caravana Governo de Todos’ hoje a três municípios com muitas ações, com muito diálogo com os prefeitos e vereadores, exatamente para ver de perto a situação de cada município e aprimorar as parcerias do Governo do Estado com as Prefeituras. E, principalmente, com atendimentos, que foram oferecidos, hoje, na área da saúde, na saúde da mulher, na emissão de documentos, na identificação de novas demandas das cidades”, destacou Márcio Jerry, que comandou as atividades nos municípios de Pio XII e Bela Vista, enquanto o secretário de Estado de Programa Especiais, Pierre Januário, esteve em Igarapé do Meio.
 
Entre os vários serviços oferecido o Viva assegurou emissão de documento e consulta do CPF, antecedentes criminais e inscrições em concursos e outros serviços online. A procura foi tamanha, que nas três cidades o atendimento do órgão teve que se estender por mais dias para atender a toda a demanda. Em Igarapé, a dona de casa Arlene dos Santos Sousa, 23 anos, foi na quinta-feira para emitir a primeira carteira do filho, que ainda é criança, na sexta, voltou só para buscar. “Eu gostei que o Governo fez isso para nós, porque há muito tempo espero tirar e nunca tinha conseguido, aí ontem eu vim e consegui e hoje já busquei e estou muito alegre”, contou a jovem.
Para quem foi procurar a Caravana, esteve disponível consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientação e exame de hanseníase e educação nutricional, além de vacinação e atenção à saúde bucal e atendimento com fonoaudiólogo. Em Pio XII, a aposentada Maria Gomes, 62 anos, aprovou a iniciativa do Governo do Estado, porque pôde, bem pertinho de casa, saber como está a saúde. “Muito boa a ação. Estou feliz por conseguir consulta médica e ainda ganhei meu remédio”, relatou.
A população feminina de Bela Vista também teve atendimento especializado, com Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel instalado no local. Foi possível fazer consulta médica, testes rápidos, preventivo e o mamógrafo, exame que a dona de casa, Maria Aparecida Ferreira, aos 51 anos, fez pela primeira vez. “Hoje em dia, com as doenças do jeito que estão, a gente precisa cuidar bem da saúde. Eu já fiz todos os exames, menos a mamografia, esta é a primeira vez e eu não poderia perder oportunidade. Eu acho muito importante, todas as mulheres precisam fazer”, opinou.
Educação
 
Na oportunidade da 6ª edição da Caravana, em Igarapé do Meio, foi realizada a entrega do C.E Dra. Agostinha Melo, que passou por reforma executada pela Secretaria de Estado de Educação. Com oito salas de aula, a escola recebeu serviços de revisão do telhado, instalação elétrica totalmente nova, instalação de novas luminárias, instalação de ventiladores e ar condicionado em cada sala, esquadrias de policarbonato e vidro nas salas de aula e pintura de toda a escola, com investimento total de R$ 831.266,11.
O subsecretário de Estado de Educação, Danilo Moreira, particou da inauguração da escola e lembrou do esforço da gestão para reestruturar a educação no Maranhão. “É uma alegria estar aqui, em Igarapé do Meio, como parte da Caravana e uma alegria ainda maior entregar um espaço educacional digno para a população. Hoje entregamos essa escola, com investimento de quase R$ 1 mi e comemoramos junto com a comunidade, com a certeza de que a educação aqui, em Igarapé do Meio, vai melhorar, e a gestão do governador Flávio Dino tem esse compromisso, de revolucionar a educação do Maranhão a partir da infraestrutura, passando pela valorização do professor, para que se tenha uma melhor qualidade na educação”, pontuou Danilo.
Sobre a Caravana
 
A Caravana é articulada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e acontecerá regularmente até o fim do ano, alcançando todas as regiões do Maranhão.
Neste sábado (27) a Caravana estará em Monção, Vitória do Mearim e Arari, e já esteve nos municípios de Palmeirândia, São Vicente de Ferrer, Bacurituba, São João Batista, Cajapió, Governador Archer, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Bacabal, Arame, Santa Luzia, Barreirinhas, Carolina, Esperantinópolis, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Açailândia, Santa Quitéria, Zé Doca, Cachoeira Grande, Axixá, Morros, Presidente Juscelino, Icatu, Tutóia, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Anapurus, Mata Roma e Brejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário