quinta-feira, 20 de abril de 2017

Eventual volta de Lula em 2018 é 'dor de cabeça' para Temer, diz Financial Times

Lula: O ex-presidente Lula (PT)
O eventual retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem afirmado que pretende concorrer ao Palácio do Planalto em 2018, é mais uma "dor de cabeça" para o presidente Michel Temer, no momento em que o atual governo enfrenta dificuldades para aprovar a reforma da Previdência em curso na Câmara e tem integrantes envolvidos na ampla investigação de corrupção no Brasil, destaca o jornal britânico Financial Times, em reportagem divulgada nesta quinta-feira, 20.
Citando um vídeo recente em que o líder do Partido Trabalhista exalta seus oito anos à frente do poder, entre 2003 e 2010, quando a economia brasileira esteve entre as de maior crescimento no mundo, o FT diz que "o carismático" Lula "deu o pontapé inicial no que muitos acreditam que pode se tornar uma das mais notáveis tentativas de retomada política do Brasil". No vídeo, o petista ataca o governo Temer e faz críticas à reforma da Previdência. "Eles querem retirar os direitos dos trabalhadores e dificultar a aposentadoria", acusa o ex-presidente.
O FT salienta, no entanto, que Lula enfrenta investigações por corrupção em processo conduzido pelo juiz federal Sérgio Moro no âmbito da Lava Jato e que, se for condenado e a decisão for mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se tornará inelegível em 2018, conforme a lei eleitoral brasileira. O jornal britânico pontua também que grande parte da corrupção que tomou conta da Petrobras teve início durante o governo de sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff.
A reportagem lembra, por outro lado, que um dos delatores da Odebrecht afirmou à Procuradoria-Geral da República (PGR) na semana passada que Temer comandou em 2010, quando candidato a vice-presidente da República, uma reunião na qual se acertou pagamento de propina de US$ 40 milhões ao PMDB. Segundo o FT, a reforma da Previdência é vista como crucial para a sobrevivência política da base de Temer e para a recuperação da economia brasileira, que enfrenta a pior recessão de sua história.
© Epitácio Pessoa/Estadão O ex-presidente Lula (PT)
Disputa eleitoral. Apesar da possibilidade de Lula se tornar inelegível, o FT deu destaque à pesquisa de intenções de voto da CNT/MDA divulgada no último sábado, que revelou que, se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente venceria a disputa com os demais adversários. De acordo com o levantamento, o petista apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A publicação lembra ainda que Lula chegou ao fim de seu mandato, em 2010, com 83% de aprovação depois de um boom econômico em que a classe média brasileira cresceu respondendo por quase metade da população.
O Financial Times ressalta também que, caso concorra novamente à Presidência no ano que vem, Lula pode ter que enfrentar "extraordinários" novos concorrentes, como o empresário e recém-eleito prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), citado como um "outsider" da política. "Assim como o presidente dos EUA, Donald Trump, Doria é um grande usuário de redes sociais que apresentou a versão brasileira do programa 'O Aprendiz'", compara a reportagem do FT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário