quinta-feira, 30 de março de 2017

Secretário de Segurança de Goiás parabeniza TCC's apresentados no curso de Segurança Pública


SÃO LUÍS - O secretário de Segurança do estado de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, participou nesta manhã, 30, das defesas dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública. A especialização é oferecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.
O projeto faz parte da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), criado por Ricardo Brisolla. O objetivo principal da rede é democratizar o acesso dos profissionais de segurança pública, sem distinção hierárquica, aos processos de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.
Balestreri foi secretário nacional de Segurança Pública e tem uma longa carreira dedicada à formação e qualificação dos profissionais da segurança. É reconhecido por defender de forma veemente a valorização dos policiais.
Segundo ele, o maior desafio que a segurança pública tem enfrentado é atribuído à crise no sistema penitenciário.
“A falta de recursos desfavorece as condições para custear as despesas dos detentos. A superlotação é também outro fator negativo. E o profissional da segurança deve estar atento ao que acontece no sistema penitenciário”, afirmou o secretário.
"A maior parte dos alunos da especialização são pessoas que têm uma representação significativa de cargos de alta gestão no Estado, e que chegam ao curso com sua visão prática da área e se dispõem em construir um conhecimento novo sobre a segurança pública para aplicar em seus locais de trabalho", é o que explica a coordenadora da especialização, Rosângela Guimarães.
Atuante na polícia civil do Maranhão, Natanael Nascimento da Silva defendeu o trabalho intitulado “Análise da eficácia dos controles de armas de fogo no Brasil na repressão dos crimes letais intencionais”.  A avaliação é baseada em evidências empíricas que caracterizam o uso criminoso e o uso defensivo de armas no País.
Para o delegado Cristiano César Oliveira de Farias, autor do trabalho “Conselhos Comunitários da Paz das circunscrições do Turu, Cidade Operária, Cohatrac e Parque Vitória”, a especialização favorecerá a atuação dele na segurança da cidade.
“Lidar com a segurança pública não é uma tarefa fácil, por isso é necessário buscar aperfeiçoamento científico para melhor atender a população e estabelecer a paz na comunidade”, disse o delegado.
Na ocasião, Balestreri destacou a importância da divulgação dos trabalhos apresentados visando o incentivo à produção.
"As produções defendidas possuem fundamentos teóricos riquíssimos. Conhecimentos que ajudam a melhorar a vida e motivam outros estudos", ressaltou.
Saiba +
A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), elaborou o curso de Pós-Graduação Latu Sensu (especialização) em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública, que visa contribuir no desenvolvimento das habilidades que promovam uma melhor capacitação e fomento do conhecimento, através de pesquisas científicas e elaboração de políticas públicas destinadas aos profissionais de segurança pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário