terça-feira, 28 de março de 2017

Convênio prevê incentivo às empresas juniores para criação de startup


SÃO LUÍS – Ocorreu nessa sexta-feira, 24, a assinatura de um convênio entre a Universidade Federal do Maranhão e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) com o objetivo de dar suporte às empresas juniores.
A reitora Nair Portela enfatizou a preocupação que a Universidade tem de manter o viés da inovação tecnológica. Para ela, uma das formas de mantê-lo é por meio das Startups, empresas juniores mantidas pelos alunos com orientação de seus professores.
O convênio prevê a divisão das despesas para criação das empresas. “Este tipo de projeto requer investimentos. A secretaria chega com o apoio fundamental para a implantação, o desenvolvimento e a divulgação das Startups”, declarou a reitora.
Os recursos vêm da FAPEMA, que tem um edital específico para essa categoria. Um novo edital deve ser lançado ainda este ano. Atualmente, são 12 empresas em encubação oriundas do edital anterior.
Segundo o secretário Jhonatan Almada, essa parceria atende a uma diretriz estratégica da secretaria, que é estimular a inovação. “O objetivo principal é potencializar o uso do prédio de empreendedorismo da Universidade, dinamizando sua ocupação por empresas de bases que são as startups. Fazer o Maranhão ingressar nesse âmbito de inovação é crescer no campo do setor produtivo, com um dos principais vetores, que é o conhecimento, representado pela Universidade."
A coordenadora da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), Ana Emília Oliveira, também comentou os ganhos do convênio para o projeto. “Nosso tripé é educação, saúde e tecnologia. Trabalhamos muito com ensino a distância, buscamos o que tem de mais recente, mais interessante ou que podemos desenvolver de uma forma inovadora. Podemos dizer que tecnologia é inerente ao processo”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário