sábado, 21 de janeiro de 2017

Técnicos da Semapa conhecem ações do Programa Agropolos e o selo para produtos maranhenses das Unidades de Referência Produtiva- URPs

Nesta quinta-feira (19), o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues e técnicos da Semapa, participaram, no Palácio Henrique de La Roque, do evento de apresentação do balanço de ações do Programa Agropolos, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e do lançamento do Selo de Produto Maranhense.
Na ocasião, o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, apresentou os resultados alcançados ao longo de 2016 no projeto piloto implementado na Ilha de São Luís que se expandiu também para outras regiões do estado.  E pontuou as ações previstas para 2017.
Segundo a Sagrima, entre as ações apresentadas estão a ampliação no número de propriedades que recebem assistência técnica e gerencial, que passaram de 40 para 125 propriedades; A implantação de sistemas de captação de energia solar, em módulos experimentais na Raposa e em São José de Ribamar; A distribuição de 30 mil litros do Biofertilizante Verdão, desenvolvido pela Sagrima, além de sementes e outros insumos.
Selo de produto maranhense
Durante o evento, também foi apresentado o selo de produto maranhense que atesta a qualidade e informa que os produtos são provenientes das Unidades de Referência Produtiva (URPs). Por meio do selo, os consumidores poderão facilmente identificar nos supermercados da região metropolitana, as frutas, hortaliças e outros itens genuinamente maranhenses produzidos nas URPs.
Um dos objetivos do evento foi possibilitar que os novos gestores municipais da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar, São Luís e Raposa), pudessem se inteirar das ações do Programa Agropolos e contribuir com a iniciativa.
“A reunião de hoje permite que os novos gestores municipais conheçam e venham a continuar contribuindo com esse trabalho que já vem dando certo há mais de um ano e cujos produtos já abastecem três redes de supermercados. Por isso estamos lançando o selo, para que a sociedade saiba que aqueles produtos que estão sendo consumidos são locais e do Agropolo, mostrando que, gradativamente, estamos avançando rumo à diminuição das importações de alimentos”, explica o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
Para o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, os agropolos reforçam as parcerias entre o Governo do Estado e os municípios, em prol do aumento da produção e geração de emprego e renda. “O mais importante é unificar uma política de agricultura, pesca e abastecimento junto à Região Metropolitana, reforçando parcerias e otimizando tempo e recursos, para que os produtos sejam aprimorados e cheguem com maior qualidade à população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário