terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Governo reinaugura escritório regional da Agerp em Santa Inês

 
O Governo do Estado, na última quinta-feira (22), reinaugurou o escritório regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), no município de Santa Inês. A ação integra o projeto de reestruturação das 19 sedes regionais do órgão, para proporcionar condições de trabalho a equipe, cuja função é atender agricultores familiares locais com assistência técnica em suas propriedades e a aplicação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da região.
A Agerp de Santa Inês atende à demanda dos municípios de Pindaré-Mirim, Bom Jardim, Santa Inês, Tufilânida, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista, Pio XII, Igarapé do Meio, Monção e mais dois municípios que integram o Plano Mias IDH, Satubinha e São João do Caru.
O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, ressaltou a importância da reforma nas instalações dos escritórios para a Agência. “Com o objetivo de fortalecer ainda mais agricultura familiar no estado, prestando assistência técnica continuada e de qualidade, vamos oferecer para todas as regionais um espaço que contemple o trabalho dos nossos técnicos, pensando não apenas na atuação da equipe, mas nosso público, nas famílias rurais, que vem até a Agerp em busca de apoio”, disse o presidente.
O gestor regional de Santa Inês, Jeferson Fernandes, destacou o incentivo do governador Flavio Dino para a agricultura familiar. “A Agerp passa por uma nova fase desde o início da gestão do nosso governador. Percebemos o empenho em fazer a mudança na vida das famílias rurais, com a criação do Sistema de Agricultura Familiar, em especial o apoio dado a Agerp, que com a dedicação de toda a equipe técnica, o compromisso do nosso presidente, vamos trabalhar ainda mais em prol do desenvolvimento do Maranhão”, frisou o gestor regional.
A Agerp é o órgão do governo, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que compõem o Sistema SAF, juntamente com o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). O órgão atende a agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando novas tecnologias e proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando à diversificação, a integração, o aumento da produção no Estado.
Em 2016 foram inaugurados os escritórios da Agerp sede, em São Luís, o escritório de Itapecuru-Mirim e Barra do Corda. Com a reestruturação do escritório em Santa Inês, a Agerp objetiva fortalecer as atividades relativas à agricultura familiar, realizadas pela regional em benefício das famílias rurais, como emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) execução de políticas públicas federais e estaduais que tem por finalidade reduzir a pobreza extrema no Estado, tais como o Plano Mais IDH; Cadeias Produtivas; Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), incluindo os serviços diários de assistência técnica e extensão rural.
Mais Sementes 
 
Na ocasião, a Agerp de Santa Inês realizou o lançamento do Programa ‘Mais Sementes’, safra 2016/2017. O programa é uma iniciativa do Governo do Maranhão, realizado por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Sistema Saf, por meio dos 19 escritórios da Agerp. Foram entregues 53 toneladas de sementes de milho e 36 toneladas de sementes de arroz, que serão distribuídos para os 12 municípios assistidos pela regional.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento, as prefeitas eleitas nos municípios de em Santa Inês, Vianey Bringel, e Santa Luzia, Francilene Paixão; representantes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Santa Inês e municípios vizinhos, representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), indígenas da Aldeia Awa, do município de Bom Jardim e toda a equipe técnica da regional, incluindo também agricultores familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário