segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Natalino Salgado é eleito para a Academia Nacional de Medicina



O ex-reitor da UFMA Natalino Salgado Filho foi eleito na última quinta-feira, 27 para a Academia Nacional de Medicina – ANM. Ele ocupará a cadeira nº 19, no lugar do médico Clementino Fraga, que faleceu em maio deste ano, cujo patrono é o ex-vice-presidente da República, Manoel Vitorino Pereira.
Com 187 anos de fundação, a ANM reúne a elite da classe médica e cientistas da medicina no Brasil. É a primeira vez que um maranhense formado pela faculdade de medicina da UFMA e com residência fixa no Maranhão passa a integrar a instituição.
Com centenas de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos da medicina no Brasil e no exterior, Natalino Salgado é doutor em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo e uma referência nessa especialidade no Estado.  É autor, entre outros, dos livros “Faculdade de Medicina do Maranhão – Uma História de 59 anos” e “Tarquínio Lopes Filho, médico, político, jornalista, administrador que virou mito”.
Para ser aclamado membro da Academia, Salgado teve que apresentar uma tese inédita de doutorado. O ex-reitor da UFMA passou ainda por uma criteriosa sabatina feita por uma comissão de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário