sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Agritec tem levado benefícios aos agricultores do Maranhão

 

Feiras da Agricultura Familiar estão deixando legados importantes para a produção de alimentos no Maranhão. Foto: Divulgação
 
O investimento do Governo do Maranhão para levar conhecimento e tecnologias a centenas de agricultores de oito municípios de diversas regiões do estado, por meio da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), rende experiências como a de Marly dos Santos Oliveira, agricultora de 52 anos, moradora do povoado Goiabal, em Penalva, a 255 quilômetros de São Luís. Ela e mais 35 agricultores receberão das mãos do governador Flávio Dino, nesta sexta-feira (28), título de terra coletivo para produção agrícola. Mais três títulos coletivos serão entregues pelo Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma).
Diferente de outras feiras agropecuárias, a Agritec é direcionada para que o pequeno e médio agricultor familiar tenha acesso aos mais diversos conhecimentos relacionados à produção agrícola. A Agritec dispõe de espaços tecnológicos com demonstração de pequenas alternativas de cultivo viáveis para o produtor, oficinas, palestras, cursos, comercialização de produtos cultivados por agricultores dos municípios da região, dentre outros atrativos.
A iniciativa integra um conjunto de ações para o setor rural do Estado. A atividade desenvolvida pelo Governo é executada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e tem melhorado a vida de pessoas como Marlydos Santos Oliveira. “Fico muito feliz de saber que conseguimos realizar os nossos sonhos. Nunca tivemos alguém que olhasse por nós, como o governador está olhando. Essa nossa luta por um espaço para cultivarmos já rende mais de 20 anos e agora se concretiza. A associação já estava ficando sem terra para trabalhar. São mais de 50 e poucas famílias que dependem dessa terra e agora terão oportunidades, graças a essa política de governo”, disse a agricultora.
O Governo do Estado tem o compromisso de desenvolver a agricultura familiar a partir de três pilares: a regularização de terras, a assistência técnica e o fomento à produção. Até o momento, as Agritecs já foram realizadas na cidade de São Bento, Açailândia, Caxias, Bacabal, Codó, Grajaú, Zé Doca, e neste fim de semana no município de Viana. A tendência é que mais cidades nas regiões Tocantina, dos Cocais, da Baixada e Vale do Mearim, além das cidades do Plano de Ação ‘Mais IDH’, recebam esses espaços para a troca de experiências e a ampliação de conhecimentos tecnológicos no âmbito da agricultura familiar para benefício do produtor maranhense.
As feiras têm tido um papel fundamental de levar conhecimento aos agricultores familiares. Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, os espaços vêm se tornando uma vitrine tecnológica que prioriza a capacitação dos técnicos em vários níveis, através das transferências de tecnologias da Embrapa e das experiências exitosas dos movimentos sociais que têm uma participação efetiva na troca dessas experiências. “O Maranhão é um estado extremamente rural e é a partir do campo que temos trabalhado para desenvolvermos o nosso estado. Essas feiras se tornam a oportunidade para o agricultor familiar conhecer e ter acesso a tecnologias simples que impulsionarão o desenvolvimento de sua produção e da agricultura local”, disse o secretário Adelmo Soares.
Feiras da Agricultura Familiar estão deixando legados importantes para a produção de alimentos no Maranhão. Foto: Divulgação
 
Em Caxias, um dos legados da edição da Agritec no município é o projeto Sisteminha, uma espécie de tecnologia simples, desenvolvida pela Embrapa. A experiência que deu certa no estado vizinho, no Piauí, foi trazida e aprovada no Maranhão pelo governador Flávio Dino. Inicialmente, o projeto Sisteminha é de subsistência, mas com o aperfeiçoamento, com a assistência técnica e a garantia da comercialização é uma grande e importantíssima fonte de renda para as famílias do Maranhão, que tem tido peixe, galinha, hortaliças, frutas e produtos no quintal de casa para consumir e vender o excedente.
Na Agritec de São Bento houve a participação de representantes de quase 30 municípios, que tanto tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas quanto compartilhar técnicas conhecidas. De acordo com o secretário Adelmo Soares, a ideia é que um município mostre para o outro o que faz, o que pode melhorar. “Essa troca de experiência é, sem sombra de dúvida, o maior legado. A história da Agritec é um legado de conhecimentos que ficará na região”, frisou.
Em Codó, o marco durante a Agritec foi quando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Aged lançaram o ‘Manual de orientação para o registro da agroindústria familiar, pequeno porte e artesanal’, criado para facilitar o entendimento das legislações e informar, de forma simplificada, o que é necessário para a obtenção de registro do Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.
Baixada Maranhense
O território Campos e Lagos está situado na região da Baixada Maranhense e compreende 12 municípios, onde a cidade de Viana está incluída. A realização de uma Agritec no território demonstra a preocupação do Governo do Estado em reverter o quadro de abandono que a região sofreu ao longo de décadas, principalmente, em relação a agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário