sexta-feira, 26 de agosto de 2016

PROJETO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFPB É APRESENTADO À REITORA PARA PARCERIA COM A UFMA


SÃO LUÍS - Uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) poderá resultar em benefícios para o curso de música.
A reitora Nair Portela recebeu hoje os professores Ulisses Silva, coordenador da OSUFPB, e o professor Leonardo Meira, coordenador do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI- UFPB) que apresentaram à reitora Nair Portela os projetos propostos ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e ao MEC (Ministério da Educação).
“Estamos aguardando a aprovação do BNDS para lançarmos os nossos projetos que vão desde intercâmbios, criação de residência artística universitária a provimento de instrumentos musicais. Essas ações devem garantir condições favoráveis aos estudantes de Música”, disse Leonardo Meira.
A orquestra da UFPB, até então, desenvolvia trabalhos que se restringiam a Paraíba, entre eles: concertos, sonatas, motetos,  oratórios, serenatas, cantatas e óperas. Ulisses Silva lembra que, em 2016, a orquestra externou suas atividades e para compartilhar suas experiências com outras instituições, a OSUFB realiza um tour pelas capitais do Brasil. “A ideia do tour pelo Brasil surgiu da necessidade de descentralizar as práticas da OSUFPB, divulgar as produções e servir, assim, de incentivo às demais universidades”, explicou.
O envolvimento da comunidade acadêmica em atividades artísticas na UFMA tem crescido. Através do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), projetos como o “Mostre sua cara” e “Cine Guarnicê” fomentam o desenvolvimento artístico dos alunos.
Segundo a reitora Nair Portela, o resultado da associação entre as instituições deve alavancar os projetos constituídos e contribuir na produção musical do Maranhão. “Alguns projetos artísticos e culturais já são desenvolvidos na UFMA e esta parceria fortalecerá ainda mais as atividades. A expectativa é que este intercâmbio desperte o interesse pela arte e a cultura no estado”, disse.
A professora do curso de Música da UFMA, Mônica Luchese, fala que a parceria entre UFMA e UFPB é um marco para o curso de Música. Ela enfatiza que o Maranhão não tem muitos trabalhos voltados para projetos sociais na área da música e essa troca de experiências contribuirá para a formação de base que o curso precisa.
Em turnê pelas capitais do Brasil, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFP), presenteará São Luís com apresentações musicais. A data prevista para o concerto na cidade é em Abril de 2017.
Saiba mais
A OSUFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes, administrado pelo Laboratório de Música Aplicada LAMUSI e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário