domingo, 28 de agosto de 2016

Investimentos do ‘Mais IDH’ impulsionam desenvolvimento social da Baixada Maranhense

Programa ‘Mais IDH’ leva dignidade às famílias da Baixada Maranhense. Foto: Karlos Geromy/Secap
 
Impulso na economia com a geração de emprego e renda, estímulo para o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população. As ações do Plano ‘Mais IDH’ na regional da Baixada Ocidental e Campos e Lagos beneficia milhares de famílias nos municípios Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário e Cajari. São pessoas de baixa renda que a partir do projeto passaram a ter acesso a diversos serviços nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social e Segurança Alimentar.
A proposta do ‘Mais IDH’ é melhorar os índices de desenvolvimento social nestas regiões e tirar as famílias da situação de extrema pobreza.
Programa ‘Mais IDH’ leva dignidade às famílias da Baixada Maranhense. Foto: Karlos Geromy/Secap
 
Mais alimento na mesa das famílias e mais condições de melhorar a produção para os pequenos agricultores com a implantação de Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs). Serão 314 Sistecs nesta regional, atendendo mais de 100 famílias em cada um dos municípios incluídos. O projeto vai tornar possível a estes pequenos agricultores aumentar sua produção concedendo, pela primeira vez, apoio financeiro e assistência técnica. “A gente nunca teve essa ajuda e sempre precisou para comprar mais sementes e aprender mais técnicas. Agora vai ser melhor porque a gente vai produzir muito mais e melhor”, pontuou Antônio Moraes, 58 anos, que pretende incrementar a plantação de hortaliça.
A construção dos sistemas simplificados de abastecimento de água em vários povoados da regional, além de contribuir para a produção agrícola, beneficia os moradores com água de qualidade e ao alcance das mãos. Em Cajari, dois poços já foram perfurados e um está em fase de perfuração atendendo as comunidades de Bolonha, Porteira e São José II. Em Serrano do Maranhão, os poços beneficiarão os povoados Mariano dos Campos, Santo Antônio e Boa Esperança II e devem ser entregues até dezembro deste ano. Em Pedro do Rosário, o projeto vai levar água aos povoados de Boa Fé, Santa Rosinha e às comunidades quilombolas.
O aumento na produção reflete também na garantia da Segurança Alimentar. Parte destes cultivos serão adquiridos para reforçar o cardápio das Cozinhas Comunitárias previstas para estas cidades. Em Serrano do Maranhão, o equipamento será construído no bairro Santo Antônio; em Cajari, a área do Centro foi a contemplada; e também no bairro Centro, em Pedro do Rosário será construída uma cozinha comunitária. Os equipamentos atenderão a mais de 1,5 mil pessoas em vulnerabilidade social.
A autonomia destas famílias se consolida com a garantia do direito a terra. Esta é uma das prioridades do Governo do Estado, que vem promovendo a regularização de diversas propriedades com a emissão de títulos de terra. São centenas de famílias recebendo a titulação da área onde vivem há décadas e ganhando uma vida mais digna e um futuro melhor. Em Pedro do Rosário o governo estadual já entregou 20 títulos de propriedade este ano, contribuindo para a regularização de assentamentos no município.
A garantia de moradia digna é outro foco do ‘Mais IDH’ e na regional as cidades serão contempladas com habitações novas e adequadas por meio do projeto ‘Minha Casa Meu Maranhão’. Famílias do município de Serrano do Maranhão serão beneficiadas com 100 casas nos povoados de Portinho, Olho d’Água, Sindim e Vila Nova. As obras estão em andamento acelerado e a previsão é que até dezembro deste ano esta famílias estejam melhor acolhidas.Uma cozinha comunitária será construída no bairro Santo Antônio. Mais de 100 habitações também serão erguidas em Cajari, nos povoados São Miguel e Guameleira.
A regional vai contar ainda com seis novas escolas do programa ‘Escola Digna’. Neste território, mais de 12 mil estudantes são contemplados com auxílio para compra de material escolar, por meio da ação ‘Mais Bolsa Família – Bolsa Escola’. Para a dona de casa Maria dos Reis Pinheiro Costa, 47 anos, moradora do município Pedro Rosário, o auxilio foi importante para conseguir os materiais para os filhos. “Se eu não tivesse esse benefício, não teria como comprar. Quero que meus filhos tenham o que eu não tive, que é o estudo”, diz.
Programa ‘Mais IDH’ leva dignidade às famílias da Baixada Maranhense. Foto: Karlos Geromy/Secap
 
O Plano ‘Mais IDH’ tornou possível a estas populações o acesso a serviços de saúde e emissão de documentos. Mais de 68,7 mil pessoas nas cidades da Baixada Ocidental e Campos e Lagos se beneficiaram com o ‘Mais Cidadania’. Equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) realizaram os atendimentos e garantiram os medicamentos ao público da ação. “As populações atendidas por este importante programa de governo estavam há muitos anos esquecidas e agora elas terão uma esperança de dias melhores, de mais qualidade de vida, de mais dignidade”, avaliou a secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário