sábado, 30 de julho de 2016

Corpo de Bombeiros recebe viaturas e equipamentos operacionais

             
Nesta semana, foi dado mais um passo importante no fortalecimento da parceria técnico-profissional entre as corporações Bombeiro Militar do Estado do Maranhão e do Distrito Federal.Reunidos em Brasília, os comandantes gerais das duas instituições trataram de assuntos referentes a avanços e planejamentos traçados no que diz respeito à política de prevenção e combate a incêndio.
Atendendo solicitação do coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) disponibilizou 5 vagas para oficiais do Maranhão destinadas ao curso de Perícia de Incêndio e Explosão, que terá duração de 4 meses, com início já em agosto próximo
A participação dos oficiais do Maranhão no referido curso, visa dar cumprimento ao previsto na nova Lei de Organização Básica (LOB) do CBMMA, sancionada pelo governador Flávio Dino, a fim de estruturar o departamento de perícia técnica da corporação. “Essa capacitação, habilita o bombeiro militar a realizar investigações de causas de incêndios e explosão em cenários destruídos pelo fogo” afirmou o coronel Ernesto Luís França, diretor de atividades técnicas, que acompanhou toda a reunião.
Ao final do encontro, o comandante Célio Roberto recebeu do CBMDF a doação de 200 “roupas de aproximação”, equipamento de proteção individual (EPI) indispensável no combate a incêndios. O material será usado pelos batalhões operacionais da capital e do interior do Estado no serviço contra incêndio urbano e florestal. Parte desses EPI’s, será destinada a treinamentos e simulados durante a formação e qualificação dos bombeiros do maranhão.
Ainda na capital federal, o cumprimento da agenda oficial prosseguiu com uma visita à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Desta feita, o comando do CBMMA foi recebido por representantes da Força Nacional de segurança pública (FNS).
Desde que o Dr. Jefferson Portela assumiu a secretaria de Segurança Pública, o Maranhão já recebeu vários integrantes da Força Nacional, assim como enviou policiais e bombeiros militares para formação de turmas exclusivas, com a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), fato inédito no estado.
A INC habilita agentes da segurança pública a participarem do programa da FNS, e isso possibilitou que o estado do Maranhão participasse do Pacto Federativo firmado com a União, que prevê, entre outras coisas, o envio de militares das suas forças auxiliares às tropas da FNS na ocasião de grandes eventos como ‘ As Olimpíadas Rio 2016’.
Em contrapartida, o governo do Maranhão, através do CBMMA, recebeu 3 viaturas do tipo caminhonete L-200 cabine dupla; 50 capacetes Gallet contra incêndio; 50 pares de Luvas e botas anti-chamas; e 50 bala-clavas, o que representa quase meio milhão de reais em equipamentos operacionais.
O coronel Célio Roberto agradeceu o apoio do Tenente Coronel Alexandre Augusto Aragon, diretor do Departamento da FNS, e comentou sobre o fortalecimento da corporação após a parceria. “O CBMMA compõe o Sistema de Segurança Pública Nacional e está representando bem o Maranhão através de militares que já estão trabalhando nas tropas da FNS durante a preparação para o acontecimento das Olimpíadas. Esse pacto só fortalece a nossa instituição e, por conseguinte o nosso o estado, uma vez que todas essas ações institucionais estão viabilizando o recebimento de equipamentos fundamentais que serão empregados imediatamente em benefício da nossa população”, declarou o comandante.
(Fonte: Site do CBMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário