segunda-feira, 27 de junho de 2016

Uema implanta Curso de Segurança do Trabalho com PM e SENAI

O reitor Gustavo Costa e os representantes da PM e do SENAI, ce. Pereira e Marco Antonio, assinam o convênio. Foto: Divulgação
 
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET) firmou, na tarde dessa quinta-feira (23), um importante convênio com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), objetivando a instalação do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, que funcionará na modalidade a distância. O curso tem previsão para começar dia 2 de julho, em São Luís e em outros polos no interior do Estado.
O curso, coordenado pelo professor do CCT, Francismar Rodrigues de Sousa, tem duração de 2 anos e meio, e oferece 80 vagas, sendo 20 para a UEMA, 20 para a PM e 40 para Senai.
De acordo com o reitor Gustavo Costa, a universidade disponibiliza as vagas dentro de um regime de parceria, compreendendo que é um papel da UEMA, aprimorar a formação de profissionais tanto para o setor público quanto para o setor empresarial. “Para nós é uma satisfação e um orgulho saber que temos a credibilidade, o respeito e a confiança de que somos capazes de dar uma formação em elevado nível técnico para corresponder às expectativas dos nossos parceiros”, declarou o reitor.
Para o diretor do Senai, Marco Antonio Moura, a parceria com a Uema é muito importante porque vem ao encontro de um objetivo estratégico, que não é apenas formar profissionais, mas, principalmente, de elevar o nível do corpo funcional da instituição. “A universidade pela sua credibilidade, seriedade e qualidade de prestação de serviços junto à sociedade, nos coloca em primeiro lugar como opção para desenvolver nossos talentos e, assim, podermos atender cada vez melhor a indústria do Maranhão e do Brasil”, refletiu Marco.
Conforme explica o cel. José Frederico Pereira, comandante geral da PMMA, o curso que acontecerá em convênio com a Uema, é de muita relevância porque, segundo ele, o policial militar precisa estar em constante atualização, visto que isso melhora o processo decisório e o argumento individual. “É um ganho em todos os aspectos. Estou muito contente com esta parceria entre Uema, PM e Senai, e espero que outros cursos sejam ofertados”, disse.
Já a professora Ilka Serra, coordenadora do UEMANET, informa que graça a plataforma tecnológica do núcleo, o curso vai funcionar na modalidade à distância com a qualidade que a Uema oferece. “O nosso papel, neste caso, é intermediar o conhecimento idealizado junto com os professores e o aparato tecnológico que dispomos”, esclarece.
Sobre o curso
O curso superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho representa a entrada efetiva da Universidade Estadual do Maranhão neste segmento educacional – conforme mostra o projeto – e representa a possibilidade de ampliação do processo de acesso de vários segmentos da sociedade ao ensino superior e à qualificação de profissionais para atender, com qualidade e eficiência, às condições de melhoria de vida do trabalhador e do meio ambiente, enfatizando a promoção da saúde, a prevenção de acidentes, doenças do trabalho, e de acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário