terça-feira, 31 de maio de 2016

Reitora Nair Portela e docentes da UFMA abrem a II Semana Pinheirense de Enfermagem

O evento irá até esta terça-feira, 31, promovendo conferências, oficinas e mesas redondas com foco no enfermeiro e sua autonomia profissional

Foto Reitora Nair Portela e docentes da UFMA abrem a II Semana Pinheirense de Enfermagem
PINHEIRO – No limiar do mês de maio, foi iniciada nesta segunda-feira, 30, a II Semana Pinheirense de Enfermagem. O evento, que tem como tema “A formação do enfermeiro e a autonomia profissional”, reuniu profissionais, alunos e professores de diversas instituições de saúde e de ensino do município de Pinheiro – entre elas a Universidade Federal do Maranhão – para debater a área no contexto brasileiro e local e a atuação do profissional na assistência à sociedade.
Na mesa de abertura, realizada no Centro Cultural José Sarney, a reitora Nair Portela exaltou o desenvolvimento histórico da área e convocou os estudantes, professores, técnicos e enfermeiros locais para, em parceria, prestar assistência de excelência aos pacientes. “A área da enfermagem sempre levantou a bandeira do atendimento de qualidade da população. Que nós estejamos unidos para consolidar o que já está implantado e oferecer nosso melhor para darmos um salto de qualidade e tornar o Brasil melhor”, complementou.
O prefeito de Pinheiro, Filadelfo Mendes Neto, mencionou o esforço dos professores, alunos e profissionais de enfermagem no atual contexto econômico desfavorável do país. “Queria parabenizar a coragem desses professores e alunos em realizar estes eventos e estudar técnicas e tecnologias de alta complexidade. Que possam aprender mais e criar instrumentos para dar mais qualidade de vida à nossa população”, disse o prefeito.
Para proferir a conferência de abertura, foi chamada a professora do curso de Enfermagem da UFMA, Francisca Georgina Macedo de Sousa, que arguiu sobre o mesmo tema da II Semana, pontuando a ética, o perfil do profissional, a relação do professor e aluno no desenvolvimento acadêmico e técnico e a capacitação como propulsora do enfermeiro em sua carreira.
A estudante do segundo período do curso de Enfermagem, Kamila Castro, estar presente no evento tem significado mais especial por ser universitária em sua cidade natal. “Passei um ano em Macapá e um ano em Belém, fazendo cursinhos preparatórios para o vestibular, mas nunca me adaptei a nenhuma cidade grande. Foi muito emocionante saber que aqui haveria um curso de Enfermagem, pois sempre gostei da área da saúde e agora posso estudar na minha cidade e estar perto dos meus pais”, ressaltou.
Saiba mais
Na ocasião, houve a entrega de homenagens a pessoas que prestaram e/ou ainda executam relevantes serviços à área da enfermagem, entre elas, Nair Portela, que foi homenageada como a primeira reitora da Universidade Federal do Maranhão. Ela também participou da mesa-redonda “Consciência Profissional e o Cuidado com a Vida”, junto a gerente de Enfermagem do Hospital São Domingos, Rosilda Mendes; ao professor do curso de Enfermagem, Daniel Lemos; e a enfermeira Marielza Cruz Sousa.
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora pedagógica do município de Pinheiro, Iranilda Silva, representando a secretária de Educação de Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Lima; o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes Silva; o coordenador do curso de Enfermagem do Campus de Pinheiro, Luís Fernando Bogea Pereira; e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, Ricley Leandro Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário