terça-feira, 31 de maio de 2016

Primeiro Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão será inaugurado nesta quinta‏

 
O diretor da Maxtec, empresa responsável pelo CTR, Rogério Albino,
explica o funcionamento e benefícios socioambientais para o Estado.
 
Nesta quinta-feira, 02 de junho de 2016, às 9h, começará uma nova era de compromisso socioambiental no Estado. A Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) inaugurarão o primeiro Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR), situado na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, BR 135, N° 19, Km 19, no Itaqui Pedrinhas, em São Luís. O diretor da Maxtec, Rogerio Albino, explica os processos de gerenciamento completo que o CTR realizará em 2016 e as vantagens estratégicas à população, empresas e meio ambiente.
Quais as etapas de funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos?
Rogério Albino - O primeiro processo é o de tratamento térmico, que é a incineração de resíduos. Trataremos resíduos perigosos oriundos de hospitais, indústrias que geram estopas contaminadas por graxas, óleos, tintas, etc. Resíduos que não podem ser descartados facilmente, que contamina com muita rapidez o lençol freático e podem provocar danos muitos grandes à natureza.
Esse serviço pode ser monitorado a distância pelos clientes e a população?
Rogério Albino - É um processo totalmente monitorado, com garantia 100% que as emissões produzidas no tratamento térmico não vão poluir a natureza. Iremos disponibilizar no nosso site, tanto para o cidadão comum como para os órgãos fiscalizadores monitorarem em tempo real, o que emitimos no processo de queima desses resíduos que são altamente perigosos.
Como o CTR dará a destinação aos resíduos coletados pela Prefeitura?
Rogério Albino – Esse é o nosso segundo processo. Por decisão da Justiça a Prefeitura de São Luís foi impossibilitada de utilizar o aterro da Ribeira. Com isso, todo lixo de São Luís está sendo depositado a 60 km de Rosário, indo pela BR 135, que enfrenta sérios problemas de trânsito. O segundo processo, transbordo de lixo comum, que deve entrar em operação em 60 dias atenderá os grandes geradores de resíduos instalados na grande ilha. Com isso as prefeituras deixarão de coletar nessas empresas que geram quantidade excessiva de resíduos (construtoras, indústrias, comercio, etc) reduzindo o custo dos contratos de coleta de lixo, haja vista que o CTR atenderá esses grandes geradores.
Explique como vai ser esse transbordo de lixo comum? Quais as vantagens?
Rogério Albino – O transbordo consiste na transferência dos resíduos coletados em caminhões compactadores e poliguindastes para carretas de grande porte, as quais tem capacidade de absorver carga de cinco seis caminhões de lixo compactados. Dessa forma reduz-se o número de viagens e consequentemente temos um ganho no custo com a logística de destinação em aterro sanitário.
O CTR trabalhará com reciclagem de resíduos? Gerar renda à população?
Rogério Albino - Sim. O terceiro processo será o Galpão de Reciclados.  Teremos capacidade de organizar e segregar os diferentes tipos de resíduos que podem ser reutilizados com o processo da reciclagem. Além dos resíduos reciclados dos grandes geradores também disponibilizaremos para a comunidade destinar papel, plástico e papelão e remunerara-los, haja vista que os resíduos reciclados são remunerados destinador final, a indústria. Com essas iniciativas acreditamos que fomentaremos emprego e renda, além do fortalecimento das associações e cooperativas de catadores de resíduos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário