segunda-feira, 23 de maio de 2016

Prefeitura de São Luís assina pacto pela Educação Integral

Prefeitura de São Luís assina pacto pela Educação IntegralA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a Fundação Itaú Social e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram o Seminário Construindo Caminhos para a Educação Integral em São Luís, nesta segunda-feira (23), no Auditório Alberto Abdalla – FIEMA. O evento teve como objetivo principal refletir a educação para além da escola, articulando diversas instituições na construção de redes que se co-responsabilizem pelo desenvolvimento integral das crianças e dos jovens através da assinatura do Pacto em defesa da educação pública de qualidade.
O início do seminário foi marcado pelas apresentações culturais "Barulho Literário", do Grupo Rede Leitora Terra das Palmeiras, e do balé das crianças do Programa Mais Educação, do Anexo da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Hortência Pinho (Coqueiro). A programação do encontro contou com palestras, roda de conversa, mesa de diálogo, socialização de experiências, debate e questionamento, propondo uma educação de referência para a formação integral de crianças, jovens e adultos.
O encontro foi destinado para gestores e coordenadores pedagógicos, professores, representantes das unidades de ensino da rede municipal de São Luís, coordenadores comunitários e monitores do Programa Mais Educação, representantes das organizações não governamentais e gestores e técnicos de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que a gestão do prefeito Edivaldo se preocupa com a formação de cidadãos, e que o modelo de escola com educação em tempo integral permite esta realização através de diversas atividades didáticas. "Não se pode falar em melhoria da qualidade da educação sem falar em tempo integral. Os programas que fomentam a permanência do estudante na escola são de extrema importância, porque além de ocupar o tempo de nossos adolescentes, oferecem a eles oportunidade de desenvolver competências e habilidades por meio do esporte, das artes e da cultura. Em nome do prefeito Edivaldo, assinamos este compromisso com a educação da nossa cidade em oferecer uma educação pública com qualidade social," disse.
DESENVOLVIMENTO
Na ocasião, José Cláudio Barros, representando o CIEDS, destacou o comprometimento das instituições presentes no pacto. "Aqui temos fundações pensando na educação pública de qualidade, que estão preocupadas com a vida de meninos e meninas que são os nossos promotores de desenvolvimento integral. As escolas em tempo integral levam leitura, atividades esportivas, cultura e arte onde são peças fundamentais para promover a educação". Para Eliana Almeida, representante do Unicef, é por meio da educação que a sociedade pode obter mais conquistas. "Nós precisamos investir na formação e educação das crianças para não perder as conquistas que um país democrático alcançou".
Lucimary Gomes da Silva, da Associação dos Moradores da Vila Samara, disse quais os motivos a trouxeram para participar do seminário. "Quero buscar conhecimento para ser transmissora aos pais e crianças da minha comunidade. Nós sabemos que somente com a educação podemos ter um país melhor", contou.
Para Raquel Barbosa Soares, da União dos Moradores do Bairro Itapera, o seminário é importante porque busca alternativas e projetos para utilizar o tempo das crianças em atividades que contribuem para sua formação. "O encontro vai ajudar a gente a trabalhar no tempo ocioso das crianças, oferecendo crescimento e aprendizado dentro da escola em tempo integral," explicou a professora.
No final do encontro, as organizações governamentais e não governamentais assinaram um documento para efetivação da Educação Integral na cidade de São Luís, um pacto em defesa da educação pública e de qualidade social.
Estiveram presentes no encontro o Secretário de Educação, Moacir Feitosa; a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Nazaré Garcez; a Secretária Adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite; a titular da 2ª Promotora de Justiça Especializada em  Defesa da Educação, Luciane Belo; representando o CIEDS, José Cláudio Barros; representando a Fundação Itaú Social, Camila Macedo; representando a Unicef, Eliana Almeida; representando a UFMA, Profª Doutora Francisca das Chagas Lima Silva e representando o Grupo Gestor, Flávio Medeiros.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
O programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escola para sete horas diárias e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino que aderem ao programa podem escolher a área em que desejam desenvolver as suas atividades – acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Em São Luís, 91 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal participam do programa, e cerca de 25 mil alunos participam das cerca de 300 oficinas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário