segunda-feira, 2 de maio de 2016

Prefeito Araken implantará neste mês escolas de ensino integral

 
Depois de garantir transporte escolar em ônibus apropriados para todos os estudantes do município, melhorar a infraestrutura de mais de 90% das escolas municipais, normalizar a entrega da merenda escolar, realizar concursos e nomear novos professores, o prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken segue revolucionando a educação local. Neste mês, as comunidades de Oitíua e Cajueiro ganharão novas escolas para o ensino em tempo integral.

As novas escolas vêm sendo preparadas pela Prefeitura com o Programa Mais Educação para proporcionar aos alunos o ensino pela manhã e tarde, almoço na escola e ainda aulas de reforço escolar, dança, música, teatro e horta escolar. "O ensino integral em Alcântara é um compromisso da nossa gestão para desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade, com maior carga horária e estímulo para a produção cultura", disse o prefeito.

Neste ano, a Prefeitura assinou convênio com a Polícia Militar para desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e reinaugurou as escolas municipais Inácio de Viveiros Raposo, na sede, e a de Ponta d´Areia. O secretário municipal de Educação, Abenaías Almeida, informa que o prédio da Inácio Viveiros de Raposo ganhou salas com aparelhos de ar-condicionado, reforma completa do telhado, forro e instalações elétricas, obedecendo a critérios de segurança. Também foram feitas melhorias no pátio, refeitórios e banheiros.

Dirigida pela professora Marília Barbosa, a Inácio Viveiros Raposo atende a 350 estudantes e funciona em três turnos com o fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O secretário destaca que atualmente a rede de educação do município está organizada e unificada com a atual gestão. A coordenação pedagógica da secretária é responsável pela educação de 4.300 alunos dos oito polos: sede, Peru, Oitíua, Praias, Raimundo Su, Portos, Peroba e Agrovilas.

Educação de qualidade avança na sede e povoados.

Outro destaque de trabalho do Prefeito Araken é o avanço no combate ao multiseriado, modelo de ensino onde alunos de ano escolar e faixa etária diferente eram obrigados a dividir a mesma sala e horário. Agora, a maioria dos alunos já estudam com estudantes da mesma idade e série. O combate ao multiseriado ainda enfrenta a resistência de alguns pais que não querem ter seus filhos em escolas em outros povoados, mesmo viajando com o transporte em ônibus escolar e estradas novas.

Recentemente, o prefeito Araken nomeou nove novos diretores, sete coordenadores pedagógicos e uma coordenadora pedagógica geral para as escolas municipais. O secretário Abenaías Almeida informa ainda que estão ativos no município todos os programas de educação dos governos Estadual e Federal, incluindo o Mais Educação, um projeto do Ministério da Educação que disponibiliza aulas de reforço nas aulas de português e matemática.

"O Mais Educação é uma preparação para a implantação no mês de maio da escola municipal. Estamos preparando as escolas de Oitíua e Cajueiro para o ensino em tempo integral", disse Almeida. Os alunos dessas duas escolas, além das aulas do ensino fundamental, receberão ainda conhecimentos teóricos e práticos sobre dança, música, teatro, horta escolar. Alcântara ganhou ainda novas carteiras escolares e fardamentos.

Vale lembrar que a atual administração de Alcântara entregou novos fardamentos e móveis escolares para os alunos alcantarenses. O município também avançou no atendimento de saúde preventiva dos alunos, que participam de campanhas educativas e campanhas de vacinação. "Priorizamos uma educação de qualidade para todos os alunos e um ambiente escolar digno, motivador e em boas condições para os professores e servidores escolares. Avançamos muito. O trabalho continuará nos oito pólos", garante o prefeito Araken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário