sábado, 28 de maio de 2016

Governo implanta tecnologias sustentáveis no Agropolo da Ilha

Técnicos da Sagrima e representante da Brasil Solair visitando áreas que receberão o sistema. Foto: Gilson Teixeira/Secap
 
 
A implantação de práticas rurais sustentáveis é um desafio dos grandes países produtores de alimentos, a exemplo do Brasil, que busca se manter como provedor mundial de matérias-primas e alimentos, sem deixar de lado a necessidade da conservação do meio ambiente. No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), vem buscando alternativas para alavancar a produção agropecuária de forma sustentável. Uma das mais promissoras começa a ser implantada em junho, no Agropolo da Ilha.
Em parceria com a Secretaria de Minas e Energia (Seme) e a empresa Brasil Solair, a Sagrima vai implantar no Agropolo da Ilha unidades experimentais de captação de energia solar para irrigação. Uma iniciativa que alia sustentabilidade, economia para os agricultores e incentivo à produção. “Para ajudar os pequenos produtores do Agropolo da Ilha a crescer, o Governo do Estado vem buscando mecanismos para diminuir custos em itens como insumos, sementes, e, agora, com energia elétrica, para que eles tenham mais oportunidades de aumentar sua produção, gerar renda e contribuir para o abastecimento da região metropolitana”, disse.
Serão implantados dois sistemas experimentais, em Unidades de Referência de Produção (URPs) do Agropolo da Ilha, em São Luís e São José de Ribamar. Eles são compostos de um painel solar, um inversor e uma bomba centrífuga de água para irrigação, cuja potência pode ser de 0,5 ou de 1,5 HP. Os equipamentos podem ser utilizados por até 25 anos.
Com o sucesso da implantação desses dois sistemas, o objetivo do governo Flávio Dino é ajudar a expandir o uso de energia solar em todas as 40 URPs do agropolo, localizadas nos quatro municípios: São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
Biofertilizante
Os produtores das URPs do polo já vêm utilizando outra ferramenta sustentável na lavoura, o biofertilizante Verdão, desenvolvido por técnicos da Sagrima e distribuído, gratuitamente, como opção mais barata e ecologicamente correta em relação aos biofertilizantes tradicionais.
Composto de adubos orgânicos, como esterco bovino e de frango, vegetais diversos, como bananeira e cana de açúcar, rapadura e aceleradores biológicos de compostagem, o Verdão deixa as frutas mais robustas, suculentas e atraentes e as hortaliças com verde mais vivo e surgiu da necessidade de uma solução de baixo custo e alta rentabilidade para recuperação de solos desgastados.
Além disso, com o uso contínuo do Verdão, é possível obter produtos agrícolas mais saudáveis, manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas e aumentar a resistência da planta contra a ocorrência de pragas. No programa de Agropolos, o objetivo é distribuir uma média de 10mil litros/mês de biofertilizante.
Sucesso do Agropolo da Ilha
Agropolos Biofertilizante Verdão. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Agropolos Biofertilizante Verdão. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Com o auxílio do Governo do Estado, por meio do programa Agropolos, desenvolvido pela Sagrima, agricultores da Ilha de São Luís vêm aumentando sua produção e seus produtos conquistando espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados da região metropolitana.
Itens como cheiro verde, alface, vinagreira, couve, acerola, carambola, pimenta, macaxeira, quiabo e maxixe produzidos nas URPs do Agropolo da Ilha abastecem três supermercados, além das feiras da capital. A presença de frutas e hortaliças maranhenses nesses mercados oferece aos consumidores sabores e características locais e dinamiza a cadeia produtiva.
Em breve, eles serão oferecidos também nos presídios do estado e nos IEMAs, por meio de negociação com a Masan, que fornece alimentação para essas unidades.O  Agropolo da Ilha é o projeto piloto do Programa Agropolos, que será implantando em seguida em diversas regiões do estado, como a região de Balsas e do Delta do Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário