quarta-feira, 30 de março de 2016

Festa do Divino de Alcântara terá apoio cultural da Prefeitura

 
A programação acontecerá de 4 a 16 de maio, nas ruas da cidade histórica.
 
A Prefeitura Municipal de Alcântara garantiu pelo quarto ano consecutivo o apoio cultural à comunidade alcantarense para a realização da Festa do Divino Espírito Santo. A parceria viabilizou desde a definição técnica da programação cultural e religiosa ao apoio logístico, divulgação e neste ano arcará ainda com as despesas do aluguel de um casarão colonial para sediar a Casa do Mordomo-Régio. Segundo os organizadores do evento, as melhores edições da Festa do Divino foram realizadas nos últimos três anos e a programação deste ano deverá ter o mesmo sucesso.
Com o apoio cultural, a Prefeitura fortalece a programação cultural e religiosa e as atrações da Festa do Divino. Uma parceria que nos últimos três anos também vêm enriquecendo a tradição alcantarense, atraindo mais turistas do Brasil e outros países e movimentando o turismo e a economia local. No ano passado, emissoras de TV europeias documentaram a festa e a exibiram no continente. O governo estadual também deverá apoiar a Festa do Divino de Alcântara por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A comunidade de Alcântara e a Prefeitura vêm dialogando direto e já definiram a programação da festa, mobilização da comunidade, organização das casas de festas e divulgação. “A Festa do Divino de Alcântara mais uma vez contará com o forte apoio da Prefeitura. A programação começará no dia 4 de maio, às 15h, com a passeata e levantamento do Mastro da Imperatriz Rita de Cássia, e vai até o dia 16 de maio”, disse Araken.
No dia 16 de maio, encerramento oficial, haverá a entrega dos postos aos novos festeiros de 2017. A Festa do Divino de Alcântara é a mais famosa do Estado. O coordenador da Festa do Divino de Alcântara, Moacir Amorim, informa que no dia 05, às 5h, acontecerá a alvorada das caixeiras e músicos no mastro do Império. “Em seguida, às 9h, será celebrada uma missa solene na Igreja Nossa Senhora do Carmo com a coroação da Imperatriz Rita de Cássia Fonseca Lobato, e depois haverá passeata do cortejo pelas ruas da sede. A tarde, às 15h30, acontecerá a prisão dos mordomos pelo Império”, disse o coordenador. Saiba mais em: www.alcantara.ma.gov.br
 
Programação Completa da Festa do Divino de Alcântara 2016
No dia 06, às 15h, a programação seguirá com passeata e levantamento do mastro da mordoma-régia Maria da Graça Oliveira Lacerda e às 20h, terá ladainha na Igreja do Carmo. Já no sábado do meio (07), a programação começará às 5h, com a alvorada das caixeiras e músicos no mastro da mordoma-régia, seguida de missa na Igreja do Carmo, às 19h30. Já às 21h haverá a visita da mordoma régia Maria das Graças Oliveira Lacerda ao Império. No domingo do meio (08), às 9h, terá início a missa solene na Igreja do Carmo, em seguida visita do Império aos mordomos.
Na segunda-feira (09), às 19h30 terá missa na Igreja do Carmo e ás 20h00, visita do mordomo-baixo Halerson Lemos Nunes ao Império, seguido da visita da mordoma-baixa Ana Cléa Campos Brito ao Império. Na terça, 10 de maio, às 19h30 haverá missa na Igreja do Carmo e às 20h, visita da mordoma-baixa Dulcimar Teixeira Leite ao Império, e às 21h, a visita ao Império será feita pelo mordomo-baixo Nallison Bruno Teixeira Loiola. Na quarta (11), às 19h30, terá missa na Igreja do Carmo.
Em seguida, às 20h, a mordoma-baixa Eliana da Conceição Ferreira Lima visitará o Império e às 21h haverá a visita do mordomo-baixo Carlos Adriano Macedo Mendes ao Imperio. Na quinta-feira (12), a programação será aberta com missa na Igreja do Carmo, às 19h30, seguida da visita ao Império pelo mordomo-baixo Gerson Luis Sousa Silva, às 20h, e da Mordoma Baixa Ernestina Ruth Fortes Boueres, às 21h.
Na sexta-feira, 13, a festa começará às 15h30, com a corrida dos bois pelas ruas da sede, às 19h30 haverá missa na Igreja do Carmo e às 21h, a mordoma Maria Fernanda Ferreira Ribeiro visitará o império. No sábado (14), às 9h, será aberta com a entrega das esmolas aos idosos, seguida de missão na Igreja do Carmo, às 19h30, e visita da Imperatriz Rita de Cássia Fonseca Lobato aos mordomos, às 21h30. No domingo (15), às 9h, missa na Igreja do Carmo e cortejo do Império e mordomo pelas ruas da cidade, retornando a Casa do Divino, procissão da Santa Croa, às 17h, e a leitura do Peloro para os festeiros de 2017. Na segunda-feira (16) de maio, às 9h, a festa será encerrada com a entrega dos postos aos festeiros de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário