sábado, 6 de fevereiro de 2016

Plano de alimentos biofortificados é apresentado para curso de Nutrição da UFMA

 

     
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), reuniu-se com corpo docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para apresentar a biofortificação de alimentos.A superintendente de Articulação de Políticas Públicas da SAF, Adelana Santos, conduziu a apresentação do planoBiofortificados, o BioFORT. Na oportunidade, ela convidou os acadêmicos a participarem das ações de expansão do cultivo de biofortificados no Maranhão.
“A biofortificação de alimentos em nada tem em comum com a transgenia, como se pode pensar em um primeiro momento. Ela surgiu da necessidade de se compensar a carência de micronutrientes em populações carentes nas Américas Central e do Sul, África e Ásia”, explicou Adelana Santos, que é doutora em Agronomia, lembrando da importância da alteração genética de alimentos com a finalidade de reduzir a desnutrição da população.
O BioFORT é coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como forma de melhorar a dieta dos brasileiros, especialmente os mais carentes. No Maranhão, o plano chega a sua nova etapa de expansão, por meio de ações do Governo do Estado.
Segundo a superintendente, ao todo estão sendo utilizados no mundo nove alimentos para biofortificação: arroz, feijão, feijão caupi, mandioca, abóbora, milho, trigo e batata doce. O processo de biofortificação é feito com o cruzamento de plantas da mesma espécie, tendo espécies mais nutritivas.
“Cruzamos variações de uma mesma espécie, procurando aquelas que tenham características nutricionais maiores e que se adaptam melhor a determinados climas. Aqui plantamos feijão caupi, mandioca, milho e batata doce”, relatou Adelana.
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, explicou que a SAF está realizando reuniões com Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes);Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan);Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Conab; Secretaria de Estado de Igualdade Racial; e agora com a UFMA. “Todos ligados de formas variadas para melhorar os índices de nutrição em nosso estado e no país”, declarou o secretário Adelmo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário