domingo, 7 de fevereiro de 2016

Alunos da UFMA colam grau em Magalhães de Almeida pelo PROFEBPAR e PARFOR

Ao todo, 37 alunos receberam grau em Pedagogia e Ciências Humanas

Foto Alunos da UFMA colam grau em Magalhães de Almeida pelo PROFEBPAR e PARFOR
MAGALHÃES DE ALMEIDA – A última quinta-feira (04) foi de festa na cidade de Magalhães de Almeida, a 403 quilômetros de São Luís, ocasião em que 35 professores receberam o grau em Pedagogia, e dois em Ciências Humanas, pelo Programa de Formação de Professores para Ensino Básico (Parfor) e pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Profebpar).
Os formandos, agora pedagogos e sociólogos, que passaram diferentes provações e sacrifícios para concluir seus objetivos, estiveram exultantes pela emoção e alegria. De acordo com Wilson Paiva, agora licenciado em Pedagogia, a maior dificuldade durante a formação foi conciliar o trabalho com o curso. “Nós somos professores, então esse trabalho às vezes dificulta as reuniões e algumas tarefas quando são feitas em grupo. Mas a nossa principal dificuldade é o transporte. A locomoção de uma cidade para outra todos os finais de semana é o que mais nos dificulta”, lembrou.
Mas para Paiva, todas essas dificuldades se transformaram em alegria e felicidade diante de seus familiares. “A realização de um sonho supera todas as dores e dificuldades que passamos durantes esta formação. Isso está claro na minha alegria e dos meus familiares. O objetivo agora é seguir em frente e buscar mais qualificação”, almejou.
Durante a cerimônia, a chefe do Departamento de Educação II, Lindalva Maciel, foi homenageada pelos formandos, por seu desempenho e ética na sua contribuição para a formação dos professores. Na ocasião, o prefeito da cidade de Magalhães de Almeida, Tadeu de Jesus Batista de Sousa, declarou o seu compromisso junto aos professores do município. “Estaremos sempre de braços abertos para dar nosso apoio no que for necessário, e contribuir para o melhoramento do índice de educação da nossa cidade”, afirmou.
Para o diretor do Campus de São Bernardo, Josenildo Campos Brussio, que presidiu a cerimônia, representando a magnífica reitora da UFMA, Nair Portela, o Parfor e o Profebpar são programas que vêm somar bastante com os interesses do próprio tripé que a UFMA: ensino pesquisa e extensão. “Além da expansão da universidade que começou na gestão anterior, essa expansão continua na gestão da reitora Nair Portela. E esses programas ajudam a mostrar a importância da nossa universidade, que se expande por todo o Maranhão exercendo seu papel de educar e formar os professores para que nós possamos ter uma educação de qualidade”, destacou.
Falando em nome de todos os alunos, Antonio de Sousa Portela acredita que a UFMA trouxe algo mais. “Eu acredito que a grande transformação que a UFMA nos trouxe foi esse conhecimento e crescimento pessoal. Tudo isso é uma grande realização para nós, pois somos pais de família e batalhamos muito para chegar até aqui”, lembrou.
A paraninfa do curso, falando em nome de todos os professores, Sandra Coelho Moreira Carvalho, falou da importância da qualificação para a cidade. “Esse sonho começou quatro anos atrás. Corremos atrás porque a gente sabe o quanto é bom formar esses professores para ajudar na educação dos nossos filhos”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário