segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Vinicius Louro emite moção de repúdio contra a Termoelétrica ENEVA e recebe apoio

Vinicius Louro emite moção de repúdio contra a Termoelétrica ENEVA e recebe apoio
O deputado estadual Vinicius Louro (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na última qinta (17), para emitir um Moção de Repúdio contra a Termoelétrica ENEVA pela sua falta de compromisso e ausência na audiência pública realizada no Palácio Manuel Beckman no último dia 10 de dezembro, que tratou da preservação do Rio Mearim. A empresa que tem sede no município de Santo Antônio dos Lopes (259 km de São Luís), tem captado água do Rio Mearim para a geração de energia, mas até o momento nunca apresentou um plano de preservação das mananciais do rio.
“Relato aqui de forma triste e decepcionante a ausência dos representantes da Termoelétrica ENEVA na audiência pública que fizemos tratando da degradação do Rio Mearim. Uma audiência muito importante, com a presença dos representantes da SEMA, prefeito de Trizidela do Vale, prefeito de Esperantinópolis, vereadores do município de Pedreiras, vereadores do município de Trizidela do Vale, do município de Lima Campos, do município de Arari e lideranças políticas de todo o Estado. Nós convidamos a empresa para esta audiência pública, eles chegaram a confirmar presença, mas infelizmente, ninguém compareceu, uma total falta de compromisso com o Rio Mearim e com os representantes do povo que estiveram presentes”, disse Vinicius Louro.
O deputado Júnior Verde (PRB) lamentou a ausência da empresa ENEVA e se solidarizou com o deputado Vinicius Louro.  “ É lamentável o total desrespeito desta empresa com a Casa do Povo. Uma vez aqui chamada para esclarecer e apresentar um plano de recuperação do Rio Mearim, mostrou sua total falta de compromisso com os impactos ambientais”, declarou Júnior Verde.
Deputado estadual pelo PSL, Cristovam Filho, parabenizou Vinicius Louro pela iniciativa da audiência pública e disse que é necessário tomar providencias para que o Rio Mearim não morra. “Parabenizo ao nobre colega, Vinicius Louro por esta luta de preservação ambiental. Estive na audiência e lamento a ausência da termoelétrica, esperávamos dela um plano de preservação para o rio. Então é necessário realmente que se tome uma providência até para se esclarecer isso, deixar bem claro o que realmente está acontecendo, o que estão retirando, o que estão lançando, o manejo do rio e o que eles têm que fazer, e que o Estado, a Secretaria de Meio Ambiente tenha o controle disto”, alertou o deputado Cristovam Filho.
Ao final do seu discurso o deputado Vinicius Louro emitiu uma Moção de Repúdio contra a empresa ENEVA e voltou a afirmar que é a favor do crescimento do Maranhão. “Obrigado aos amigos deputados por se solidarizarem com esta causa. Não sou contra o progresso do Maranhão, não sou contra a instalação de empresas no nosso Estado, mas sou contra a forma que eles vêm tratando e à falta de investimentos com um dos rios mais importantes que nós temos. Peço ao governador Flávio Dino, aos secretários de Meio Ambiente que não liberem essa outorga enquanto a empresa não justificar e não mostrar como será compensada a questão de investimentos para o Rio Mearim”, finalizou Vinicius Louro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário