sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Assembleia Legislativa do MA teve 17 estreantes no cargo de deputado estadual

João Carvalho Jr. Especial para O Imparcial
Parlamentares de primeira viagem fazem avalição pessoal, eles garantem que desempenharam bem seu papel
Após as eleições de 2014, as urnas apresentaram uma mudança expressiva no parlamento estadual. Dos 42 deputados, 22 estavam entrando na Assembleia Legislativa. Deste total, apenas cinco retornaram. Os outros 17 são estreantes.
Em um ano de profundas mudanças na política maranhense, estes novos políticos de mandato participaram do primeiro capítulo de uma nova história, quando o Maranhão passou a ter um novo comando depois de décadas sob a liderança de um mesmo grupo.
Encerrado o primeiro ano da atual legislatura estadual, alguns deputados apontaram o que pode ser destacado na atuação parlamentar e o desafio de construir e propor leis e projetos para o desenvolvimento do Maranhão.
O primeiro a fazer avaliação do próprio mandato foi o deputado Wellington do Curso (PPS). Ele não esperou terminar os trabalhos do ano para se pronunciar e, durante sessão plenária, fez um balanço de suas ações. O deputado popular progressista sempre faz questão de lembrar a sua trajetória de vida até chegar ao parlamento estadual. “Hoje, há um deputado que estudou em escola pública, vendeu frutas na rua, que tem a impressão do povo maranhense por ter origem humilde semelhante à maioria da população e que acredita ser a educação o principal instrumento de transformação da sociedade”, destacou.
Wellington lembrou que foi o deputado que mais realizou Audiências Públicas neste primeiro ano (21 no total) e esclareceu sobre as denúncias que apresentou na tribuna. “As críticas que trazemos a esta tribuna não estavam relacionadas a posições políticas, mas ao fato de que não podemos nos calar diante dos desmandos do poder público”.
Outro parlamentar que fez um balanço de sua atuação foi Zé Inácio (PT). O deputado diz que procurou pautar o mandato na participação popular, com a realização de eventos e atividades envolvendo os movimentos sociais. Destacou a realização de audiências públicas que discutiram os serviços de ferryboat e a Lei das Filas. O maior feito mesmo seria a aprovação de lei que determina cota de 20% para negros em concurso público.
“Destacamos também a relação com o governo gstadual, pois o PT compôs, desde o primeiro momento, na Assembleia Legislativa, a base do governo Flávio Dino e contribuímos decisivamente, para que o Partido dos Trabalhadores homologasse a sua participação no governo”, acrescentou o parlamentar. A decisão de compor formalmente a base governista veio no final do mês passado.
Wellington do curso
As críticas que trazemos a esta tribuna não estavam relacionadas a posições políticas, mas ao fato de que não podemos nos calar diante dos desmandos do poder público
Wellington do Curso (PPS)
Zé Inácio
... contribuímos decisivamente, para que o Partido dos Trabalhadores homologasse a sua participação no governo
Zé Inácio (PT)
Glaberth Cutrim
Nosso mandato é participativo, popular e voltado para atender aos anseios da sociedade maranhense...
Glalbert Cutrim (PRB)
Sérgio Frota
... a maior vitória nesta área foi a aprovação da Lei de Estímulo à Cidadania Fiscal do Maranhão, que criou regras transparentes que dão créditos financeiros e mais benefícios aos consumidores que exigem a nota fiscal com o seu CPF
Sérgio Frota (PSDB)
Mudança de sigla
O vice-presidente da Casa, Glalbert Cutrim, se elegeu pelo PRB, mas, há menos de um mês, mudou-se para o PDT. Segundo o parlamentar, seu primeiro ano de mandato foi baseado na causa municipalista, onde ele procurou visitar o interior do Maranhão, para manter contato com as administrações municipais e a população. “Nosso mandato é participativo, popular e voltado para atender aos anseios da sociedade maranhense, contribuindo, desta forma, com o crescimento dos municípios. Acredito nas cidades e entendo que o Maranhão ficará mais forte se os seus municípios estiverem fortalecidos”, afirmou Cutrim.
Dentre as conquistas alcançadas, o deputado destacou obras como a construção da ponte sobre o Rio Pericumã, ligando Bequimão a Central do Maranhão, e a recuperação asfáltica e implantação de rede de drenagem profunda na Avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao Socorrão II e interliga as cidades de São Luís e São José de Ribamar.
Sérgio Frota (PSDB) já tinha experiência com a política. Foi vereador em São Luís por dois anos (2013 e 2014), quando decidiu brigar por um posto maior. Mais conhecido pelo empenho em levar o Sampaio Côrrea ao cenário nacional, Sérgio Frota elaborou propostas de lei em diversos campos, mas foi no esporte que apareceu o maior número de proposições.
“Solicitei, através de Indicação, a criação do Juizado Itinerante do Torcedor em estádios durante os jogos [o Juizado tem a competência para processar, julgar e executar os feitos criminais e cíveis previstos no Estatuto do Torcedor]. Criei a lei que determina direitos do atleta amador e a inclusão do ensino do xadrez nas escolas para desenvolver a atividade cognitiva nos alunos. Mas a maior vitória nesta área foi a aprovação da Lei de Estímulo à Cidadania Fiscal do Maranhão, que criou regras transparentes que dão créditos financeiros e mais benefícios aos consumidores que exigem a nota fiscal com o seu CPF”. Diferentes nas indicações, os quatro parlamentares apresentados na reportagem foram unânimes em dizer que 2015 foi um grande aprendizado para os próximos três anos dentro do Legislativo maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário