quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Prefeitura firma parceria para formação de mais de 600 professores de Educação Infantil

 
Prefeitura firma parceria para formação de mais de 600 professores de Educação InfantilA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Formação realizam até esta quinta-feira (26) a formação continuada "Diretrizes em Ação". O objetivo é incentivar os professores a repensarem as práticas pedagógicas das creches e pré-escolas, suscitando reflexões e contribuindo para a qualidade dos processos educativos dessas instituições de ensino, conforme as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Municipal de Educação de São Luís (PME).
A solenidade de abertura do evento foi realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o apoio dos parceiros e dos educadores. "Esta formação se encaixa nas diretrizes do prefeito Edivaldo para as creches e pré-escolas da nossa cidade e atende também ao que construímos no Plano Municipal de Educação. Ela suscitará nos nossos educadores reflexões sobre esta área do ensino, para que eles ajudem as nossas crianças a desenvolverem suas habilidades por meio de atividades lúdicas como a música, o esporte e as brincadeiras.
PROGRAMAÇÃO
A formação tem foco no uso da publicação "Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil". Desenvolvida pelo Ministério da Educação com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto Formação e o Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores, a publicação é resultado do trabalho desenvolvido entre os anos de 2011 e 2013 em municípios do interior do Maranhão, na região Tocantina e na Baixada Maranhense.
Durante o evento, também serão socializadas práticas já implementadas com sucesso em Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede municipal de São Luís, a exemplo do projeto Bolação, desenvolvido em parceria com o Instituto Formação, as Olimpíadas do Brincar e as atividades de musicalização com as crianças atendidas por esse segmento educacional. A formação também compreenderá o ensino de práticas de organização de tempo, espaço, materiais e conteúdos na rotina das escolas, de modo a proporcionar o desenvolvimento multidimensional dos educandos.
"A nossa missão é garantir a todas as crianças e adolescentes os seus direitos legais como cidadãos brasileiros. Devemos reconhece-los como cidadãos de direitos, oferecendo a eles as melhores políticas públicas, com destaque para a área da Educação, fazendo com que esta seja de qualidade desde os primeiros anos de vida", pontuou a coordenadora do escritório do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida. Regina Cabral, diretora do Instituto Formação, que também destacou a importância da atividade. "É um momento ímpar para continuarmos aprendendo e formando educadores, em especial porque se trata de um aprendizado essencial para o desenvolvimento das nossas crianças", destacou Regina.
CAPACITAÇÃO
A iniciativa da formação foi aprovada pelos educadores presentes ao evento. Nádia Pereira Dourado, professora da U.E.B. Santa Clara, aguardava a participação no debate "Concepções e Práticas do Brincar; rotinas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social", realizado após a solenidade de abertura. "Todos os educadores devem participar das formações, porque ajuda a enriquecer as atividades que desenvolvemos na sala de aula. Os professores aprendem a teoria e colocam em prática através da música da dança, do teatro e proporcionam um aprendizado melhor", disse a professora.
Também estiveram presentes ao evento a coordenadora geral da Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria Genilda Alves de Lima; a Coordenadora de Gestão Estratégica da Supervisão de Educação Infantil da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Adelaide Diniz; a representante da Semed no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA-SL), Darly Machado; e a representante do Fórum das Escolas Comunitárias, Terezinha de Jesus Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário