sábado, 28 de novembro de 2015

Governo e vereadores unem esforços pela sustentabilidade

Parlamentares dos municípios que fazem parte do Bioma Amazônia do Maranhão participaram do ‘Encontro de Vereadores e Vereadoras pelo Desenvolvimento Sustentável’, na tarde desta sexta-feira (27) no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. O evento discutiu as diretrizes da gestão ambiental do Maranhão, por meio de várias palestras, e ofereceu capacitação e assessoria jurídica na área para os vereadores.
O Encontro é resultado da parceria estabelecida entre o Governo do Maranhão, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), no âmbito do Programa de Qualificação Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, a Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (Bndes) e reuniu 142 parlamentares e 28 secretários municipais de meio ambiente para debater o papel do legislativo na gestão ambiental municipal.
O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, ressaltou que o debate com os representantes do legislativo municipal faz parte da estratégia de governança democrática e participativa do Governo. Para ele, a agenda ambiental tem um grande atraso no Maranhão, e o Encontro é parte importante para o debate sobre desenvolvimento e meio ambiente.
Encontro de Vereadores pela Sustentabilidade (1)“Nós temos tido um cuidado para que não se aprove legislações extremamente danosas a esse conceito de equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Este debate é muito importante para pautar esta interativa necessidade de desenvolvimento com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental no Maranhão”, destacou Jerry.
O superintendente do Ibam, Paulo Timm, realçou que a parceria entre o Instituto e o Governo já vem resultando na construção de uma agenda socioambiental nos municípios maranhense e o ‘Encontro de Vereadores e Vereadoras pelo Desenvolvimento Sustentável’ é mais uma iniciativa relevante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão ambiental.
“Esse é um momento importante, um canal de diálogo concreto. Nós estamos muito animados com esse trabalho e essa ação é um passo importante para construir as políticas públicas necessárias para os avanços na área ambiental”, explicou Timm.
Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; os deputados estaduais Eduardo Braide e Zé Inácio; o presidente do conselho do meio ambiente e vice-presidente da Fiema, Benedito Bezerra Mendes; e o vereador Professor Lisboa também participaram do Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário