quarta-feira, 7 de outubro de 2015

UFMA vai inaugurar Complexo da Fábrica Santa Amélia nesta quarta-feira, 7

 

Na execução do projeto de engenharia fpra mantidas particularidades da antiga fábrica têxtil
Na execução do projeto de engenharia fpra mantidas particularidades da antiga fábrica têxtil
Na quarta-feira, 7, às 16h, com participação do governador Flávio Dino e do reitor Natalino Salgado, será inaugurado o complexo da Fábrica Santa Amélia, que depois de obras de restauração e requalificação, abrigará os cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA, além do Hotel-Escola da universidade. Localizada na Rua Cândido Ribeiro, Centro, a área total compreende mais 13 mil metros quadrados entre seis prédios do complexo.
O prédio central compreende uma área de 2.470,61 metros quadrados com hall, pátio com mezanino, primeiro pavimento, mirante, quatro miniauditórios, uma passarela onde funcionava a antiga base dos motores, além de espaços para lanchonete, jardim interno e área de vivência.
A antiga estrutura da Cooperativa Educacional dos Servidores da UFMA (Coesufma) também faz parte do complexo. Este sítio abriga um auditório de 5.585 metros quadrados que tem capacidade para 360 lugares e cabine de tradução simultânea, além de salas de aula, uma biblioteca com 466,81 metros quadrados, laboratórios e elevador de acessibilidade.
Também integram o complexo, uma empresa júnior e o hotel-escola de 1.415 metros quadrados, que terá nove apartamentos suítes, um restaurante e duas cozinhas industriais. Esta estrutura ficará a serviço dos alunos de turismo e hotelaria da UFMA para o aprendizado, na prática, da administração de um hotel. A requalificação dos oito prédios da área foi o processo de nivelamento que garante total acessibilidade a alunos e visitantes com deficiência.
O caráter histórico é um grande marco das obras. Desde o início da restauração e requalificação, a UFMA e o Iphan trabalharam juntos para conservar ao máximo as características originais dos prédios. Já foram encontradas aproximadamente 30 mil peças da arqueologia industrial que serão incorporadas a um acervo museográfico, tais como motores, equipamentos utilizados na indústria têxtil, porcelanas e machadinhas.
Particularidades da antiga fábrica têxtil foram mantidas, ao serem recuperadas peças originais e anexadas outras de mesmas características: telhas francesas, azulejos portugueses, estruturas metálicas inglesas e escada helicoidal escocesa são alguns dos materiais adquiridos e considerados de ponta no século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário