terça-feira, 13 de outubro de 2015

Evento comemora 30 anos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA

    
O moçambicano José Castiano, um dos importantes nomes da filosofia africana, fará a conferência de abertura
O moçambicano José Castiano, um dos importantes nomes da filosofia africana, fará a conferência de abertura
Tem início nesta terça-feira, 13, o evento “Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade”, que faz parte da comemoração dos 30 anos de fundação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (NEAB/UFMA). O encontro, que irá até a próxima sexta-feira, 16, traz nomes de renome mundial em estudos africanos. A solenidade de abertura começa às 19h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado.
Entre os nomes de peso do evento, estão o moçambicano José Castiano, um dos importantes nomes da filosofia africana, que fará a conferência de abertura, e o antropólogo norte-americano Jean Rahier, referência mundial em estudos sobre África e Diáspora Africana, que fará a conferência de encerramento.
Também farão conferências durante o evento a norte-americana Sheila Walker, pesquisadora de renome mundial em estudos africanos, o português José Horta, coordenador da Licenciatura em Estudos Africanos da Universidade de Lisboa, e Emília Nhalevilo, professora da Universidade Pedagógica de Moçambique.
O evento contará, ainda, com 27 pesquisadoras de reconhecimento nacional de todas as regiões do país, que também darão palestras. Um dos destaques é a professora aposentada da Universidade Federal de São Carlos, Petronilha Beatriz Gonçalves Silva, relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além disso, estarão no evento 24 investigadores da temática que atuam no Maranhão e que coordenarão conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho.
Atrelados à programação estão o IV Encontro Nacional do Consórcio do Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, que promoverá o encontro de mais de 100 núcleos de universidades de todo o país, e a II Jornada Internacional de Ciências Sociais da UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário