segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeitura e governo do Estado promovem acesso de jovens à música erudita

Prefeitura e governo do Estado promovem acesso de jovens à música erudita
Aproximar os jovens da rede pública de ensino do universo da música erudita e do canto. A proposta é do Projeto Via Musical, de iniciativa do governo do Maranhão e em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na comunidade da Vila Maranhão, cerca de 500 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa assistiram a um concerto didático. A atividade foi realizada na igreja São Joaquim do Bacanga, em frente à escola.
Desde o início do projeto, em abril, cerca de 2 mil jovens já foram beneficiados pelo projeto. A apresentação nas comunidades é precedida de uma visita ao teatro. Durante a apresentação, os músicos apresentam os instrumentos musicais, os diversos gêneros e os compositores – uma estratégia para transformar o concerto em momento de aprendizado e fazer da música erudita um tema interessante para os jovens. Na programação, uma apresentação da cantora lírica Rose Nogueira; o Duo Minas Mar de piano e trompa, formado pela pianista Andréa Rodrigues e o trompista Jânio Morae; e o Duo de violão e flauta, formado pelo violonista Tiago Fernandes e o flautista Tiago Garcez.
O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que a contribuição do projeto para a formação cultural e cidadã dos jovens. "Agradeço a parceria com as secretarias estaduais de Cultura e de Educação, que possibilitaram este momento para os nossos jovens. É um momento gerador de entusiasmo. O primeiro contato com um instrumento é um estímulo para a curiosidade. Desejamos que essa curiosidade se converta em vontade de pesquisar e aprender cada vez mais", disse o secretário de Educação.
O secretário estadual de Cultura, Felipe Camarão, esteve presente ao evento e também frisou os benefícios para os jovens. "Por meio deste projeto, buscamos atuar para possibilitar o primeiro contato dos adolescentes com a música, despertando o interesse e o gosto pelo estudo musical", afirmou o secretário.
MÚSICA
O estudo da música não é completamente desconhecido dos alunos da U.E.B. Gomes de Sousa. Os estudantes do 6º ao 9º ano da escola participam de uma orquestra estudantil. Os ensaios acontecem durante a aula de Educação Musical e no contraturno das atividades de sala de aula. "Os adolescentes estudam os diversos tipos de instrumentos, o desenvolvimento da música e o contexto histórico. O projeto Via Musical vai complementar esse trabalho que já desenvolvemos", explicou Daniel Ferreira, professor de música dos estudantes.
Curiosos e interessados durante o concerto, o público de estudantes apreciou a interpretação dos músicos. José Guilherme de Moura Gomes, 13 anos, contou que era a primeira vez que via muitos daqueles instrumentos. "Gosto muito de música e estou conhecendo vários instrumentos. Me identifico mais com os de sopro, acho bem legal, contou o estudante entusiasmado.
A gestora da U.E. B Gomes de Sousa, Maria Inês Barros de Macedo, destaca que a oportunidade descobriu vários talentos dentro da escola. "A música é fantástica e os meninos adoram. Estão conhecendo o mundo da música de concerto e a sua história e muitos estão descobrindo suas próprias aptidões para a música", disse a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário