terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura e Banco Mundial visitam obras do Programa Bacia do Bacanga

Prefeitura e Banco Mundial visitam obras do Programa Bacia do Bacanga
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), realizou nesta terça-feira (4) visita às obras do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, com a equipe técnica do Banco Mundial (BIRD), que é parceiro do programa.
Durante todo o dia, o secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, e a equipe de especialistas da secretaria acompanharam os membros do Bird, durante visita às obras realizadas com recursos do Banco Mundial e também às obras que a Prefeitura realiza como contrapartida. Pela manhã, foram visitadas as obras da margem direita da Bacia do Bacanga e à tarde ocorreram as visitas as ações da margem esquerda da bacia. Dentre as obras da margem direita, as equipes estiveram na de construção e recuperação do canal do Rio das Bicas, no bairro do Coroadinho, que deve ser concluída em pouco mais de dois meses.
Outra obra paralela ao canal é a de urbanização das áreas do entorno. "As obras estão dentro do cronograma previsto e as oito áreas de praças que estão sendo construídas no seu entorno trarão melhorias significativas para os moradores dessa região, pois antes dessas obras não existiam espaços de lazer nem calçamento e hoje isso já se tornou uma realidade", disse o secretário Gustavo Marques.
Maria do Socorro Oliveira, de 52 anos, já vive há 25 em uma casa na Rua da Salinas. "Essa obra é a realização de um sonho antigo, eu já achava que não aconteceria, mas agora é uma beleza ver tudo isso na porta da minha casa", conta. "Antes eu tinha vergonha de convidar as pessoas para virem na minha casa porque antes de entrar elas precisavam passar por muito mato e muita lama, mas agora a realidade é bem diferente, meus netos brincam aqui por perto, fico da calçada só vigiando. O que está acontecendo na minha rua é o que desejo para todo mundo, porque aqui, agora, é tudo de bom", completou Socorro, com entusiasmo.
As praças estão espalhadas entre os bairros do Salinas do Sacavém, Coroadinho e Vila Natal e terão academia aberta, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa e infantis, pista de skate, além de outras intervenções de melhoria, como a pavimentação das praças e vias do entorno com blocos de concreto intertravado, que mantém o solo mais permeável e ajuda no conforto térmico, agregado a soluções de arborização, tornando os espaços mais sustentáveis.
Além das obras de canal e urbanização, a visita técnica ainda vistoriou as unidades habitacionais em construção nas margens do canal, que irão abrigar os moradores que tinham residências em cima do canal e que precisaram ser reassentadas para o sucesso da obra.
"Estamos avançando com as obras a pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o nosso objetivo é que até o final de outubro essas obras sejam entregues à população", afirmou o secretário Gustavo Marques.
A equipe do Banco Mundial segue em reuniões com a Prefeitura ao longo da semana para alinhamento das demandas e ajustes dos cronogramas das obras e ações futuras e na sexta feira deve haver uma reunião entre o prefeito e os técnicos da Prefeitura e do Banco Mundial para um balanço sobre a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário