domingo, 2 de agosto de 2015

“JEMs 2015: mais participação, mais integração”, por Márcio Jardim

Leia na íntegra o artigo “JEMs 2015: mais participação, mais integração”, do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, publicado na edição do Jornal Pequeno deste domingo 02 de agosto de 2015:
Mais esporte e mais lazer para todos: esse foi o compromisso assumido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), nessa nova gestão que estamos construindo. E os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) são a maior expressão deste trabalho que já vem sendo desenvolvido em todas as regiões do estado. Chegamos em 2015 à 43ª edição dos jogos escolares, que já é a maior da história dos JEMs, com 96 municípios participantes e cerca de 50 mil estudantes de 1.600 escolas do Maranhão.
Depois de concluir as etapas municipais e regionais dos JEMs 2015, chegamos agora à etapa estadual dos jogos e, na próxima terça-feira (04), será realizada grande festa de abertura dando início a este momento. É com alegria que recebemos em São Luís pelos próximos dias atletas de todas as regiões do nosso estado, principalmente de municípios que estão participando dos JEMs pela primeira vez.
Estamos certos de que em 2015 os jogos escolares cresceram não apenas em quantidade, mas também em qualidade. Prova disso é que, pela primeira vez na história dos JEMs, o governo do Estado irá garantir estrutura completa de alimentação diária das delegações do interior do estado que participarão da etapa estadual (infantil e infanto), com fornecimento de café, almoço e jantar, refeitório e alimentação balanceada e de qualidade. Dessa forma, garantiremos o bom desempenho dos atletas nas disputas das 22 modalidades que compõem os JEMs e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).
Investimos também na infraestrutura dos nossos alojamentos e na logística da competição, a fim de melhor acomodar nossos atletas. E, sem esquecer do lazer, preparamos um grande centro de convivência para os participantes dos JEMs, espaço que servirá para a troca de experiências, apresentações culturais e convivência saudável, também fora das quadras.
Estivemos presentes em todas as etapas dos JEMs que já aconteceram até aqui, viajando pelo interior do Maranhão a fim de dialogar com prefeitos, secretários municipais e gestores de esporte e lazer, para incentivá-los a investir na prática esportiva. O que constatamos nesse processo foi a determinação de milhares de jovens em participar dessa competição que faz parte de um projeto maior de promoção do esporte e lazer, e que também serve de berço para impulsionar os grandes atletas do nosso estado.
Queremos dar as boas vindas aos atletas, professores e técnicos participantes da etapa estadual dos JEMs, que a partir de agora desembarcam em São Luís para novas disputas. Ao mesmo tempo queremos parabenizá-los por chegarem até aqui. Mantendo a disciplina, a determinação e o espírito de equipe que são inerentes ao esporte, façamos dessa etapa estadual uma oportunidade de vencer barreiras, descobrir talentos e definir quem assumirá o desafio de representar o Maranhão nas disputas infantil, infanto e paralímpicas dos Jogos Escolares da Juventude, que este ano acontecerão nas cidades de Fortaleza (CE), Londrina (PR) e Natal (RN), respectivamente.
Sobretudo, tenhamos em mente que o maior objetivo dos JEMs é promover integração e participação efetiva dos nossos jovens atletas, construindo assim uma cultura de solidariedade, paz e amizade. O fundamental nesta competição é a promoção desses valores. E a maior vitória é ser participante dos JEMs e ajudar a construir a história da maior competição estudantil do nosso estado.
Na próxima terça-feira vamos celebrar o esporte e resgatar a grandeza dos JEMs com a participação de atletas maranhenses no acendimento da tocha (Palácio dos Leões) com percurso até o Castelinho, onde será realizada a cerimônia oficial de abertura, às 18 horas. Bons jogos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário