domingo, 2 de agosto de 2015

Incra e Terra Legal intensificam parceria no Maranhão

  
O superintendente regional do Incra no Maranhão, Jowberth Frank Alves da Silva, e a superintendente nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Silvana Canuto, reuniram-se esta semana, na capital maranhense, São Luís, a fim de discutir metas e planejar ações conjuntas para regularização fundiária no estado.
 
Durante as reuniões, que se encerraram nesta sexta-feira (31), foram apresentados, além dos trabalhos desenvolvidos pelo Terra Legal no Maranhão, as ações realizadas em parceria com outras instituições, como o Instituto de Colonização e Terras do estado (Iterma) e entidades ligadas aos trabalhadores rurais.
 
O georreferenciamento na Amazônia Legal, o apoio na estruturação física do Terra Legal no Maranhão e a inclusão do atendimento ao público do Programa na Sala da Cidadania do Incra foram alguns dos assuntos tratados. 
 
Para Jowberth Alves, a visita da superintendente Silvana Canuto reforçou a cooperação já existente. “Por meio da parceria com o Terra Legal, o Incra hoje tem maior conhecimento da nossa malha fundiária na Amazônia. Isso nos dá mais segurança no planejamento das ações”, disse. 
 
Silvana Canuto informou que a ida ao Maranhão faz parte de um roteiro de visitas que ela está fazendo a todos os escritórios do Terra Legal na Amazônia. A superintendente já foi ao Amazonas e o próximo estado onde estará presente é Mato Grosso.
 
Ao final das reuniões em São Luís, ela fez uma análise da parceria com a autarquia. “Destaco como muito positivos o comprometimento do superintendente do Incra com o resultado do Terra Legal no Maranhão e a recepção das orientações da nova gestão nacional do Programa”, afirmou. 
 
O Programa
 
Criado em 2009 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Terra Legal Amazônia tem como meta resolver os problemas de regularização fundiária na Amazônia Legal. O objetivo é a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de "não destinadas". Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, de marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas. 
 
Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Entre os benefícios do Programa destacam-se a redução do desmatamento e o aumento da produtividade de agricultores familiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário