sábado, 27 de junho de 2015

Alcântara comemora festas juninas com novas estradas, escolas e avanços no turismo, cultura e na produção rural

            Os alcantarenses têm muitos bons motivos para comemorar as festas juninas deste ano. Junho, mês do dia dos namorados e de São Pedro, São João e São Marçal, também foi o período em que a Prefeitura de Alcântara (MA) entregou aos moradores as novas estradas de acesso à região das Praias e à Canelatíua, avançou na construção das novas escolas dos povoados de Cujupe e Oitíua e garantiu ainda outros importantes avanços.
            Segundo o Prefeito Domingos Araken (PT), em junho, a Prefeitura também avançou  a distribuição de mais de 12 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão aos agricultores familiares do município. Araken destacou ainda os avanços no turismo e a na produção cultural. “Inserimos Alcântara na Rota das Emoções, programa do Sebrae que  estimula o turismo e a geração de renda local e realizamos mais um grande São João”.
            O secretário municipal de turismo, Nailton Lobato, participou do III Salão de Turismo da Rota das Emoções, realizado neste mês, em Jericoacoara. “Integramos agora os roteiros complementares no Polo São Luís, que contempla os municípios de São José de Ribamar, Raposa, São Luís e Alcântara”, disse Lobato. E as boas notícias continuam: “Fechamos negócios com os receptivos Ponto a Ponto, Gekos, Inovar Turistas, Caravelas Turismo e outras empresas que operam o roteiro turístico de Alcântara”, disse Lobato.
            Turismo. A Rota das Emoções interliga os estados nordestinos do Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 15 municípios. No Maranhão, os municípios que integram a Rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. A Prefeitura de Alcântara expôs no Salão seus atrativos turísticos e agora faz parte da Rota das Emoções. Do turismo para a produção rural. Em junho, Alcântara intensificou a entrega de sementes.
            “Distribuímos neste primeiro semestre mais de 12 toneladas de sementes para aumentar a produtividade dos nossos agricultores familiares. Em parceria com o Governo do Maranhão, distribuímos em Alcântara duas toneladas de sementes de feijão, seis de milho e quatro de arroz”, disse o secretário municipal de Agricultura Familiar, Produção e Pesca, Aniceto Pereira. E até setembro serão inauguradas as escolas de Cujupe e Oitíua.
            “Cada uma dessas escolas terão seis amplas e modernas salas de aulas e toda a infraestrutura física, administrativa e pedagógica necessária para o bom rendimento dos alunos e educadores em sala de aula”, disse Araken. Em junho, o município também ganhou o inédito regimento próprio de aposentadoria dos servidores municipais. “O Alcântara Previdência agora é realidade. 15 servidores já foram aposentados pelo novo regime de aposentadoria”, disse Araken. E as festas juninas continuam até o final do mês.
            Arraial. Depois de realizar com sucesso a melhor Festa do Divino de todos os tempos, a Prefeitura de Alcântara instalou no belíssimo cenário da Praça da Matriz, o Arraial de Todos os Santos, onde todas as noites se apresentam artistas locais e grupos folclóricos, a exemplo das danças portuguesas: Majestade de Portugal, Flor de Portugal, Sonho de Portugal, Coroa de Lisboa, Lírios de Bacutiruba e mais, o Cacuriá Alegria da Vila Airton, a dança de Boiadeiro Alegria de Alcântara, quadrilha Sorriso de Alcântara, Boiadeiro Encanto de Alcântara, Forró de Caixa e o Bumba meu boi Brilho de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário