domingo, 19 de abril de 2015

Prefeitura encerra Semana do Livro Infantil com programação lúdica na praça do Viva Bairro de Fátima

 
Prefeitura encerra Semana do Livro Infantil com programação lúdica na praça do Viva Bairro de Fátima
O encerramento da Semana do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de São Luís, levou centenas de crianças a Praça do Viva Bairro de Fátima, na tarde desta sexta-feira (17), onde tiveram a oportunidade de ouvir histórias, participar de brincadeiras e sorteios de livros e ainda ouvir musicas infantis apresentadas pela banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). A primeira-dama do município, Camila Braga, acompanhou o encerramento das atividades organizadas pela Fundação Municipal de Cultura (Func) e Biblioteca Municipal José Sarney.
A expectativa para o próximo ano é ampliar as atividades da Semana do Livro Infantil para outros espaços. "A Prefeitura de São Luís tem investido na educação, no incentivo à leitura, no programa de erradicação do analfabetismo, sempre atuante junto à população incentivando esses movimentos para estimular a leitura de nossas crianças e jovens", disse Camila Braga. Ela estava acompanhada do presidente da Func, Marlon Botão e da coordenadora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira. Os escritores Wilson Marques e Márcio Almeida também acompanharam as atividades no Viva Bairro de Fátima.
Camila destacou que o movimento que a Prefeitura tem feito nos bairros de São Luís tem tido aprovação da comunidade. "Isso só nos estimula a organizar cada vez mais momentos como este, com a comunidade", completou a primeira-dama. A programação da Semana do Livro Infantil contou com o apoio do SESI, e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que forneceu lanche para os alunos que participaram das atividades.
A primeira-dama do município, Camila Braga, acompanhou o encerramento das atividades organizadas pela Func
A dona de casa, Conceição Pires, moradora do bairro, foi à praça levar sua neta, Amanda Brito, de 4 anos, para participar da programação. "Ela está gostando muito. Meu outro neto também queria vir, mas não pôde por estar na escola. Essa é uma iniciativa muito boa, pois a leitura é importante em todas as idades", disse.
A aluna Stefane Martins, de 9 anos, estudante do 4ª ano do Instituto Educacional Betel, ganhou um dos livros sorteados durante o evento e ficou radiante. "Estou muito feliz porque gosto muito de ler e agora tenho um livro novo", disse Stefane toda sorridente segurar o livro "A Menina Levada e a Serpente Encantada" do escritor Wilson Marques.
O presidente da Func, Marlon Botão, destacou que mais uma vez a Prefeitura está junto da população, buscando estimular o conhecimento, fazendo a comemoração da Semana do Livro Infantil. "O prefeito Edivaldo tem nos orientado a procurar buscar nas comunidades a participação em todas as atividades relevantes", disse o presidente.
Os escritores Wilson Marques e Márcio Almeida destacaram a importância da realização de eventos como este. "É um esforço que se faz no sentido de divulgar o livro, a leitura. E para o escritor é sempre uma oportunidade de conversar e fortalecer a relação com a comunidade", disse Wilson Marques.
"A gente entende que o livro é um ser vivo, ele tem muitas qualidades, ele é inteligente, amigo, trabalha o sentimento. O livro trabalha preceitos que são fundamentais para que a criança, ao longo de sua vida, possa desenvolver", destacou Márcio Almeida.
A expectativa para o próximo ano é ampliar as atividades da Semana do Livro Infantil para outros espaços
DOAÇÃO DE LIVROS
Como parte das atividades da semana, iniciada na segunda-feira (13), a biblioteca também deu início a uma campanha de doação de livros, que poderão ser entregues na Biblioteca Municipal José Sarney, localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima. A coordenadora da biblioteca informou que os livros arrecadados serão doados para o Instituto Educacional Betel, do bairro do João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário