quinta-feira, 19 de março de 2015

Governo discute instalação do Corpo de Bombeiros no Médio Mearim

O Médio Mearim deverá receber, ainda este ano, um quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O processo de instalação, em definitivo, está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A unidade será construída em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, e que vai atender ainda as cidades de Pedreiras, Lima Campos, Peritoró, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Joselândia e Santo Antonio dos Lopes.
“O governador Flávio Dino tem acompanhado e avaliado nosso trabalho como órgão do sistema de segurança pública. Uma das metas da administração estadual é levar os serviços inerentes aos bombeiros a toda população maranhense, o que está sendo feito dentro de um planejamento estratégico de expansão e interiorização das nossas unidades”, assinalou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.
A ação integra o plano de metas de gestão do sistema de segurança pública e visa levar os serviços dos bombeiros nas áreas de prevenção, combate a incêndio, defesa civil e benefícios sociais para todo o estado, atendendo a milhares de maranhenses. De acordo com a SSP, também estão previstas, até o ano que vem, a instalação de grupamentos em Presidente Dutra, Açailândia e Santa Inês.
Uma equipe técnica do CBMMA esteve nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras para tratar dos trâmites com o poder público municipal. Eles averiguaram as condições do terreno que mais se adéquam para receber o quartel e um galpão da Defesa Civil, além de conhecer o prédio que abrigará a tropa temporariamente.
“Vistoriamos algumas áreas com a finalidade de avaliarmos tecnicamente as condições e a localização estratégica de cada uma, a fim de analisarmos a que mais preencha os requisitos dos padrões das nossas instalações. O imóvel a ser cedido provisoriamente pela prefeitura também passará por inspeções, e caso atenda às nossas atividades, receberá ajustes e adaptações. Vamos finalizar o projeto e encaminhar para as deliberações necessárias”, explicou o diretor de Apoio Logístico do CBMMA, tenente-coronel Joabe Pereira.
A comitiva foi acompanhada pelo deputado estadual Vinicius Louro (PR); o prefeito Fred Maia; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pedreiras, Raimundo Pereira.
“Trazer o Corpo de Bombeiros para Trizidela do Vale é resultado das tratativas com a administração estadual. Agradeço ao governador Flávio Dino e também ao comandante-geral da corporação pelo seu grande esforço e contribuição na instalação desta brigada na região”, destacou o deputado estadual Vinicius Louro.
O prefeito de Trizidela, Fred Maia, falou do interesse na instalação da unidade devido aos problemas enfrentados pelas famílias durante o período de chuvas, que todos os anos afetam o Médio Mearim e também as constantes ocorrências de incêndios.
“Temos a satisfação de materializar essa parceria entre Estado e prefeitura. Trizidela e região sofrem todos os anos com as enchentes e os bombeiros têm sido bravos combatentes no trabalho de assistência às famílias afetadas e na restauração da ordem”, afirmou.
Frank lembrou também que, com a descoberta de gás em cidades como Lima Campos e Santo Antonio dos Lopes, empresas e grupos têm se instalado na região para fazer a exploração do material, o que justifica mais ainda a instalação do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário