terça-feira, 25 de novembro de 2014

Boa notícia: São Luis aparece com o melhor IDHM-Educacão entre 16 Regiões Metropolitanas do país


Foto meramente ilustrativa.
Foto meramente ilustrativa.
O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que publica o índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outros 200 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade para os municípios brasileiros, revela que a Região Metropolitana de São Luis apresentou melhor o IDHM em Educação nas mais de 9 mil áreas de 16 Regiões Metropolitanas (RMs) do país analisadas no período de 2000 a 2010.
IDHM_Educação
Segundo o Atlas, em 2000, as maiores diferenças na dimensão da Educação estavam entre as RMs de São Paulo (0,592) e a de Manaus (0,414). Em 2010, as maiores disparidades nesta dimensão ficam entre São Luís (0,737) e Manaus (0,636).
O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é uma extensão do site lançado em 2013 (www.atlasbrasil.org.br), que trazia o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, além de outros 200 indicadores socioeconômicos. Agora, a plataforma pretende mostrar a evolução dos indicadores entre 2000 e 2010 em 16 Regiões Metropolitanas Brasileiras, bem como evidenciar as disparidades existentes dentro das mesmas, antes omitidas pelas médias municipais. Ao olhar separadamente as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – áreas menores que bairros nos territórios mais populosos e heterogêneos, mas iguais a municípios inteiros quando estes têm população insuficiente para desagregações estatísticas – de cada RM, é possível ver as diferenças entre elas em termos de desenvolvimento humano.
Nesta primeira etapa do projeto, serão contempladas 16 RMs. São elas:
IDHM_RMO presidente do Ipea, Sergei Soares, defende a importância da adaptação da ferramenta para o nível metropolitano. “A centralidade dos espaços metropolitanos para a vida econômica, social e política do país exigiu a construção de uma versão do Atlas que incorporasse os espaços intramunicipais e intrametropolitanos”, diz.
Outros índices apontados pelo Atlas não são tão bons para a nossa Região Metropolitana como o da Educação. Ainda precisamos avançar em questões como Longevidade e Renda, mas com certeza já animador saber que estamos liderando o ranking da Educação.
Saiba mais sobre o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário