segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Acidente de moto será tema de Audiência na Câmara dos Vereadores de São Luís

Nesta terça-feira, dia 21 de outubro, a partir das 10h, a Câmara dos Vereadores de São Luís abordará uma de grande repercussão social: os acidentes de moto, principalmente no município de São Luís. A Audiência Pública é fruto do requerimento do vereador Ricardo Diniz (PHS) e contará com a participação de várias entidades ligadas à temática no Estado.
Na audiência será denunciando um dado alarmante, de que o Maranhão é o Estado com mais acidentes fatais envolvendo Motos no Brasil. O dado é resultado de levantamento elaborado pelo Grupo Segurador BB E MAPFRE, em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Para a realização do levantamento foram analisaram 360 acidentes envolvendo motocicletas e vítimas fatais em todo o país. Os sinistros aconteceram entre agosto de 2012 a julho de 2013.
Com apenas 3,3% da frota de motocicletas de todo o país, o Estado do Maranhão é responsável por 9,7% dos registros nacionais. Por uma diferença mínima, Pernambuco está em segundo lugar, com 9,4% dos casos de colisões, e a Bahia está na terceira posição do ranking, com 8,8%. Os três estados também estão nos três primeiros lugares do ranking nacional.
Ceará e Piauí respondem ambos por 6,4% das estatísticas, seguidos pela Paraíba com 2,8% dos acidentes com vítimas. O sétimo lugar ficou com Alagoas (2,5%), após Sergipe (1,9%) e, por fim, o Rio Grande do Norte, com 1,1%.
O estudo também mostra que o Nordeste concentra 49% dos acidentes fatais ocorridos em todo o país e detém 26,3% da frota de motocicletas.
A análise nacional dos casos em todo o país revelou que a maior causa dos acidentes, 73% dos casos, é provocada pelo próprio motociclista. Em segundo lugar, estão as colisões com automóveis (11%), seguido por caminhões (7%), e, em quarta posição, são batidas envolvendo animais na via (6%). Problemas na via (buracos, falta de sinalização etc.) e com o veículo respondem pelas menores causa de acidentes, 1% cada uma.
Outra pesquisa, do DATASUS/DPRF, mostra que os acidentes de motos no Maranhão representam 60% em São Luís. De Janeiro a Agosto de 2013 foram registrados 664 acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Nos meses de Julho e Agosto de 2013, foram internados, no Socorrão II, 166 pessoas vítimas de acidentes com motos. No Socorrão I, cerca de 341 pessoas fizeram algum tipo de cirurgia, desse total 277 se acidentaram em São Luís, sendo que 166 eram caronas ou foram atropelados por moto.
De acordo com o vereador Ricardo Diniz, ações públicas simples podem ser tomadas para evitarmos tão grande número de vítimas em acidentes de motos e também de outros veículos: melhor fiscalização, mais rigor no cumprimento do Código de Trânsito e outras medidas simples que os gestores públicos podem tomar, tais como remoção de obstáculos que possam ferir as vítimas de acidentes, melhor sinalização, manutenção das vias e da sinalização, iluminação pública de melhor qualidade e muitas outras que teriam um custo financeiro muitíssimo menor que as despesas causadas pelos acidentes, sem mencionar a quantidade de vidas que seriam poupadas com essas providências tão simples. “A educação no trânsito também se torna imprescindível, sendo que já deveria ser matéria de qualquer currículo escolar em todo o Brasil, mas lamentável e vergonhosamente ainda não é”, destacou o vereador, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de São Luís.
Para finalizar, uma estatística espantosa informada pela Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor: os pacientes vítimas de acidentes de trânsito caracterizaram-se por serem, em sua maioria, jovens e adultos jovens, homens (71,7%), solteiros (54,0%), com escolaridade até o ensino fundamental (49,3%) e residentes em área urbana (91,8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário