sábado, 20 de setembro de 2014

SÃO LUÍS: COMEÇA, NESTA SEGUNDA (22), CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Será realizada, entre os dias 22 e 27 de setembro, no Hospital Universitário do Maranhão (UFMA), a Campanha Nacional de Doação de Órgãos que, este ano, tem como tema local “Doar é um ato de amor”. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, e como esse ato será fundamental para salvar vidas e conta com a participação do Banco de Olhos e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes- CIHDOTT.

A falta de informação é um dos principais entraves em relação à temática. Neste ano, o hospital contou também com a ajuda de estudantes do curso de comunicação da Universidade Federal do Maranhão, com habilitação em relações públicas. Eles planejaram e criaram toda a arte da campanha, entendendo ser esse um assunto de grande relevância para a sociedade.

No Maranhão, o Serviço de transplantes de órgãos teve início, no ano de 2000, com a inauguração do Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO/MA, com funcionamento no Hospital Universitário da UFMA. Desde então, foram realizados 1009 transplantes de córneas e 430 de rins. No ano de 2013, foram 30 transplantes renais e 119 de córneas. Este ano, até a data de hoje (18/09), já foram realizados 17 transplantes renais e 65 de córneas.

Segundo dados da Central de Transplantes do Maranhão, a fila de espera para transplantes de córnea tem 697 pacientes, enquanto a espera para transplante renal tem 120 pacientes ativos. E, para somar forças com o Hospital Universitário da UFMA, o Hospital Santa Mônica, em Imperatriz, também já está credenciado, desde 2013, para realizar transplante renais. As regiões que compõem o sul do Maranhão, norte do Tocantins e o sul do Pará estão sendo beneficiadas com essa grande conquista.

Apesar de tantos esforços, o número de transplantes realizados em nosso Estado ainda é pequeno devido à desinformação e mitos correlacionados ao processo de doação. A falta de informação gera um medo que acaba por dificultar o processo e, enquanto isso, a fila de espera só tende a aumentar.

Contato da Central de Transplantes: (98) 2109-1212/ 1276

Banco de Olhos: (98) 2109-1010

A campanha contará com atividades variadas, desenvolvendo muitas ações educativas (Ascom).

Confira a programação:

22/09- 08h às 10h

Solenidade de Abertura- auditório central da UFMA

22/09- manhã e tarde

Painel para foto “Declare-se”- auditório central da UFMA (manhã) e recepção das unidades Presidente Dutra e Materno Infantil (tarde)

23/09- 08h às 12h

Ação educativa no sinal de trânsito- Sinal do Jaracaty

Tarde e noite- Panfletagem nas universidades

24 e 25/09- tarde e noite

Ações educativas em shoppings da capital

24/09- Shopping Rio Anil- a partir das 10h

25/09- Shopping da Ilha- a partir das 10h

27/09- 16h30

Caminhada na Avenida Litorânea. Concentração na Praça de Pescadores às 15h30. Vista- se com camisa verde ou branca e venha participar dessa caminhada pela vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário