quarta-feira, 30 de julho de 2014

Prefeitura reforça parcerias para a educação de jovens e adultos

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), discutiu nesta terça-feira (29) o fortalecimento das parcerias com o governo federal e Fundação Vale para intensificar as iniciativas em prol da educação de jovens, adultos e idosos. Na ocasião, foi apresentado um projeto piloto que será desenvolvido em São Luís e em outros dois municípios brasileiros: Cariacica (ES) e Canaã (PA).
O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou que o acesso à educação é uma das prioridades de governo do prefeito Edivaldo. “A alfabetização de jovens, adultos e idosos não é para gerar um índice ou para fazer um curativo social, mas sim para que esses estudantes deem sequência aos estudos, continuando as experiências belíssimas de formação que já observamos na nossa rede”, disse Geraldo Castro.
Geraldo Castro, Secretário de Educação
Durante a reunião, o secretário lembrou as ações que estão sendo realizadas pelo município como a conclusão de mais uma etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com a qualificação de mais de dois mil estudantes que aprenderam a ler e escrever. Ele lembrou que a Semed estimula o ingresso dos recém-alfabetizados no Ensino Fundamental.
O diretor de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Mauro José da Silva, destacou o papel estruturante que a educação de jovens, adultos e idosos (EJA) tem para os municípios brasileiros.
“Desenvolver ações nessa área deve ser estratégico para qualquer município. É preciso que as pessoas compreendam e visualizem a EJA para além da alfabetização ou de uma simples educação reparadora. A EJA precisa ser entendida como uma ação estruturante para o desenvolvimento social de qualquer município”, informou o representante do MEC.
Os participantes da reunião discutiram formas de valorização dessa modalidade escolar por parte da sociedade em geral, fortalecendo a noção de educação aliada à cidadania e à cultura. A ideia é facilitar o elo entre a formação educacional de jovens e adultos e a qualificação para o mercado de trabalho, bem como propiciar a capacitação de docentes para esta área da aprendizagem e estreitar a relação com os entes comunitários.
O empenho do município e a disposição para realizar parcerias que promovam a educação de jovens e adultos foi destacado pela gerente geral de relações intersetoriais da Fundação Vale, Andréia Rabetim. “Para nós, é muito prazeroso trabalhar com pessoas sérias e comprometidas, que se preocupam com a qualidade. Essa iniciativa que São Luís está tendo é fundamental para o desenvolvimento do país”, destacou.
Também participaram da reunião desta terça-feira a gerente de Educação da Fundação Vale, Maria Alice Santos; a analista de relações com a comunidade da Vale, Deborah Ferreira; a supervisora de projetos especiais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leila Tajra; e a equipe técnico-pedagógica da Semed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário