quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeitura avança nas obras para implantação do Plano de Melhorias no Trânsito

A Prefeitura de São Luís avança na execução do cronograma das obras de infraestrutura para implantação do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito. Os trabalhos seguem a determinação do prefeito Edivaldo para o desenvolvimento de mecanismos que permitam o aumento da mobilidade urbana em São Luís.
“Estamos trabalhando com mais qualidade na recuperação das vias, tudo para garantir um tráfego melhor e mais seguro para motoristas e pedestres. Também atuamos nas mudanças estruturais das vias, para viabilizar as intervenções do Plano de Trânsito”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.
Os serviços estão sendo realizados em vários pontos da capital que serão contemplados com as ações do Plano Estratégico. A interseção entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Litorânea, na altura da Praia de São Marcos, ganhou um conjunto semafórico, planejado para reduzir o número de acidentes no local. Além disso, a obra de diminuição do canteiro central na avenida para facilitar o acesso ao Calhau está adiantada e o trecho será contemplado com obras de drenagem e recapeamento.
O titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, explicou que a Litorânea passará ainda por alterações no horário de estacionamento. “Temos um estudo que prova que o volume de tráfego é muito intenso pela manhã e pela noite na Avenida Litorânea. Será proibido o estacionamento na pista direita da via, no sentido São Marcos – Olho D’Água, após o parquinho da Litorânea, de segunda a sexta-feira das 16h às 21h para dar mais fluidez ao trânsito na volta para casa das pessoas e diminuir o fluxo em outras avenidas”, disse o secretário.
Canindé destacou outros trechos que já sofreram alterações em relação ao estacionamento e, consequentemente, tiveram melhoria no fluxo de veículos.  “No Parque do Bom Menino, com a proibição do estacionamento na pista da direita, houve um aumento da velocidade média do transporte coletivo na via. O mesmo já foi observado nas avenidas Rio Branco e São Marçal, onde também foi proibido o estacionamento”, afirmou.
De acordo com o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, serão implantadas faixas exclusivas para ônibus nas Avenidas Cajazeiras, Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, Casemiro Júnior, Jerônimo de Albuquerque, São Marçal e Rio Branco. Os preparativos foram iniciados no começo deste mês pelo Corredor Anil-Centro e esta semana as obras foram intensificadas na Avenida Cônego Tavares, que receberá o fluxo do tráfego de veículos de passeio no Anil.
Para garantir a segurança dos pedestres, as equipes da Semosp trabalharam na construção de uma passagem apropriada do lado direito da Cônego Tavares. Na Avenida Casemiro Júnior, onde haverá a implantação de faixa exclusiva para ônibus, as equipes executaram substituição do meio-fio, para acelerar as obras de intervenção no trânsito da área.
O Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito foi anunciado pelo prefeito Edivaldo no começo deste mês contemplando 26 intervenções de curto, médio e longo prazo para garantia da mobilidade na capital. As obras de infraestrutura para implantação do Plano foram iniciadas na semana seguinte pelas equipes da Semosp nas avenidas São Sebastião, Casemiro Júnior e Holandeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário