segunda-feira, 26 de maio de 2014

O exemplo de administração de Helena Duailibe

Blog do Diego Emir

Um dos problemas crônicos de São Luís é a saúde ou melhor os Socorrões, afinal falar em atendimento emergencial na cidade, imediatamente se remete aos hospitais Socorrão I (Djalma Marques) e Socorrão II (Clementino Moura). Nos últimos cinco anos, cinco gestores de revezaram na administração do sistema público de saúde da capital maranhense.

Gutemberg Araújo (2009-12), Santiago Servin (2012), Vinicius Nina (2013) e César Félix (2013-2014), se esforçaram para alcançar melhorias, mas nenhum chegou perto do que Helena Duailibe vem realizando.

Empossada em março de 2014 por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a médica era a última esperança do prefeito para resolver o problema da saúde municipal e acertou em cheio.

Em menos de duas semanas no cargo, Helena resolveu o problema do Socorrão II, esvaziando corredores e retomando parcerias importantes como a do Hospital Universitário e Santa Casa, possibilitando assim o fim das macas nos corredores e prologando o sofrimento daqueles que precisam de atendimento público.

Sem fazer "caças as bruxas", Helena promoveu uma reforma administrativa sem crises, aproveitou os funcionários que tinham desejar de ver a prosperidade do sistema e adotou medidas de contingenciamentos para evitar fuga de recursos.

Em meio a crise que a prefeitura vive, Helena Duailibe parece ser a única que passa ilesa, o trabalho desenvolvido pela secretária é reconhecido em todos os cantos da cidade.

Com apenas pouco mais de três meses a frente da Semus, Helena reinaugurou a Unidade Mista do Coroadinho, a Unidade Neurocirurgia do Hospital da Mulher, reestruturou o Samu, ampliou as salas de cirurgia do Socorrão I, ampliou o setor de emergência de clínica médica do Socorrão II, reativou os leitos de retaguarda da Santa Casa etc. Estes foram alguns feitos da secretária.

Helena assumiu, assim como deve ser, o caráter estritamente técnico, não se envolveu em questões políticas, apesar de ser uma excelente engenheira política. Conseguiu trazer os vereadores para o seu campo, praticamente todos são seus aliados.

A secretária ainda mantém uma agenda permanente de visita a todas unidades de saúde de responsabilidade do municipio. Além de manter o dialogo aberto com a secretaria estadual de Saúde e demais prefeituras conveniadas com a Semus.

Ponto para Edivaldo Holanda Júnior que soube acertar na escolha, sorte para a população de São Luís que agora tem atendimento de saúde com o minimo exigido e mérito para Helena Duailibe que mais uma vez demonstra competência para gerir a saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário