terça-feira, 15 de abril de 2014

Bira apoia reserva de vagas para trabalhadores maranhenses da área da construção civil pesada

Uma comitiva de trabalhadores da área da construção civil pesada ocupou as galerias da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta terça-feira (15), para denunciar a exclusão de maranhenses em obras de empresas da construção pesada.
A categoria protesta contra o desrespeito a convenção da categoria que estabelece pelo menos 70% da mão de obra para os maranhenses. Para o deputado Bira do Pindaré (PSB) a realidade vivida pela categoria é a realidade de todos os trabalhadores do Maranhão.
A situação dos trabalhadores contraria a propaganda que o Governo do Estado faz e a ideia de desenvolvimento através dos grandes empreendimentos. Bira lembrou que a ALUMAR anunciou a demissão de 500 funcionários e a utilização de trabalhadores de outros estados precariza a mão de obra local.
Segundo os trabalhadores, mais de 2000 homens estão sendo prejudicados e sofrendo as dificuldades. A categoria tem uma reunião com o Ministério Público do Trabalho agendada para tratar desta temática nesta quarta-feira (15). Os trabalhadores apresentaram um Termo de Ajustamento de Conduta com as empresas para que os maranhenses sejam respeitados na sua contratação. 
“O governo pode ajudar nisso, o governo pode intermediar isso, o governo pode chamar essas empresas para a responsabilidade, porque não fazem? Porque não tomam essa iniciativa? A Governadora disse que vai ficar até 31 de dezembro, já que ficou ao invés de ficar jogando baralho, trabalhe pelo povo, ajude o Maranhão a sair dessa agonia, é isso que nós pedimos, é esse o nosso apelo e essa é a nossa luta”, protestou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário