terça-feira, 26 de novembro de 2013

Prefeitura promove atividade no Itaqui-Bacanga no Dia Nacional contra o Cancêr

Blog do Jorge vieira

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove nesta quarta-feira (27) várias atividades preventivas alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. Ações como palestras educativas sobre os cânceres de mama, de pênis e de próstata, coletas de preventivo, solicitações de mamografias, dentre outras, serão desenvolvidas na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e Hospital da Mulher, das 8h às 12h. As atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1988 e estabelece a data como uma oportunidade de levar à sociedade a mobilização e conscientização necessária para a prevenção e cuidados inerentes aos diversos tipos de câncer.

CÂNCER DE MAMA
A taxa de mortalidade por câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 11,88 óbitos/100.000 mulheres em 2011. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 13,67 e 13,18 óbitos/100.000 mulheres em 2011, respectivamente. No Maranhão, em 2012, foram estimadas 460 incidências de câncer de mama.

CÂNCER DE PRÓSTATA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em 2010, o número de mortes por esse tipo de câncer no País, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foi de 12.778. No ano passado foram estimados 900 casos de pacientes com câncer de próstata no Maranhão.

Por sua vez, o câncer de pênis se tornou um problema de saúde pública no Nordeste, principalmente no Maranhão. Com 10,66% dos casos no país, segundo dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Urologia, o estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, depois do Ceará e de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO 

Hospital da Mulher:

8h - Será realizada palestra sobre o câncer de mama, coletas de preventivo e solicitação de mamografias;

Unidade Mista do Itaqui-Bacanga:

8h - O tema da palestra será a prevenção do câncer de próstata e pênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário