segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UMA “TROPA DE ELITE” PARA ROSEANA



                   A situação política da governadora Roseana Sarney é bastante confortável. Isso ocorre por dois motivos: O primeiro, diz respeito a boa aproximação que a mesma possui com Flávio Dino, incontestavelmente a única e melhor opção da oposição para 2014. O segundo diz respeito ao fato que, para emplacar candidato próprio com grande chance de vitória a governadora precisa contar com a briga interna no grupo de Dino, isto é, torcer para azedar a amistosa e inteligente articulação realizada entre Holanda Jr, Roberto Rocha e Flávio Dino. Como a melhor opção para a governadora é contar com a trairagem no grupo de Dino, o cenário para a governadora transforma-se no mais tranqüilo possível, o motivo? Sobra no meio político maranhense nomes com o perfil ideal para cumprir a missão com total êxito para a governadora, selecionamos aquilo que atualmente pode ser considerado a tropa de elite da traição, e que a governadora poderá utilizar com muito sucesso, Jackson Lago que o diga.
                         Pedro Celestino: Ganhou a eleição para vereador com o discurso da opção pelo pobre, pelo garoto sem padrinho políticos, morador da Vila Palmeira e típico cidadão humilhado ganhando no máximo um salário mínimo por mês. Todo esse perfil ganhou a simpatia do povo e, conseqüentemente do próprio Jackson Lago que não mediu esforços para lançá-lo como uma esperança de ética, no entanto, o que Jackson Lago não percebeu era que muito mais que política, Celestino gosta mesmo é do dinheiro e o que é pior, de muito dinheiro, aqueles que o compraram sabem bem disso. 
                        Conceição Andrade:  Na época em que a havia certa unidade no PDT, muito mais pela própria figura de Jackson Lago do que necessariamente uma unidade político ideológica, Conceição Andrade buscou apoio da potência PDT e conseguiu adentrar na prefeitura. O favor que o PDT prestou a Conceição não foi apenas torná-la vitoriosa nas urnas, mas também permitiu que sua administração fosse relativamente bem avaliada, não pela sua competência, mas pela herança do PDT. Como lealdade não é sua característica, Conceição figura hoje no quadro político do grupo Roseana, o problema não é sua debandada mas o motivo e o preço da debandada, o que por motivo de respeito aos leitores é melhor não comentar. 
                      João Castelo: O “Capitão Nascimento” da trairagem é quase impossível encontrar algum eleitor, cabo eleitoral, ex-secretário ou o correligionário que não tenha em seu currículo pelo menos uma traição de Castelo.  Jackson que o diga, depois de percorrer e arregimentar um grande número de partidos e lideranças para viabilizar a campanha de Castelo para prefeito e com isso a vitória nas urnas, Jackson Lago recebeu como prova de gratidão um tratamento intensivo a base de chá. Chá de cadeira, Chá de orelha (Não atendia o governador ao telefone), Chá de língua (permaneceu mudo), Chá de memória (esqueceu quem ajudou a colocá-lo lá), isso sem contar com a situação difícil a que eram submetidos todos aqueles que tentavam preservar o respeito e com isso articular alguma audiência de Jackson com Castelo. Otelino que nos diga....
                    Com apenas estas três opções, a governadora seria capaz de consolidar sua atual situação política bastante confortável e o trio Dino, Rocha e Holanda Jr não a incomodaria. O leitor deve estranhar a ausência de José Reinaldo nesta lista e tem toda razão, mas este terá utilidade apenas quando o trio Dino, Rocha e Holanda Jr, tiver se tornado uma oligarquia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário