quarta-feira, 14 de novembro de 2012

HOLANDA JR DERRAPOU, MAS CONTINUA FIRME




É no mínimo imensa a expectativa com a qual é esperado o novo governo municipal, e o melhor de tudo é que o prudente Roberto Rocha e o corajoso Holanda Jr sabem disso. Justamente em decorrência deste excesso de expectativas é que a dupla foi mal interpretada quando da tentativa de trazer para a mesa a discussão sobre o tema do transporte público. Apesar de importante e necessária, o fato é que a partir da maneira como foi colocada o tiro saiu pela culatra e o que era para ser um ato político virou um fato político cujo lucro não será outro senão alimentar as especulações e fomentar a já acirrada disputa pelos cargos, tornando ainda mais difícil aplacar os já exaltados ânimos, parece que faltou a malicia de Flavio Dino nessa discussão. 
Porém, seja lá como for a dupla tem razão por dois motivos. Primeiro é preciso coragem para tocar num assunto tão polêmico e cuja solução apesar de benéfica para todos, de inicio não agradará nem a população e nem aos empresários e por isso mesmo o  melhor momento para discutir temas polêmicos é agora . Segundo, porque ao tratar do tema, a dupla já deu claro sinal daquilo que pode ser esperado para os esotéricos “cem dias” e, a julgar pela competência de Roberto Rocha e Holanda Junior, arrisco a dizer que ainda vem muita coisa boa por aí, como por exemplo,  o plano de revitalização do turismo tão aguardado pelo setor hoteleiro.  Acontece que apesar de corajosa, a disposição e transparência da dupla só não se transformou num fiasco por pura incompetência da oposição, o motivo é bem simples: Holanda e Rocha jamais poderiam cometer o erro de falar em aumento de preços logo de cara, esqueceram que a campanha de um eleito só termina após os cem dias que sucedem a posse e diferente do que possa parecer, isso não inviabilizaria em nada essa discussão. Holanda e Rocha deveriam ter falado primeiro na melhoria dos transportes, apresentar pelo menos um rascunho de um plano prevendo a melhoria na qualidade dos transporte público, deveriam ganhar o povo, a mídia e até mesmo os vereadores, o inevitável aumento de preço seria apenas para o final quando o povo, a mídia e a câmara já tivessem abraçado a causa e usufruído dos benefícios iniciais e por isso mesmo a resistência seria menor. De acordo com consultores com quem conversei, o aumento da tarifa é uma condição necessária para a melhoria no sistema de transporte público, pois as empresas precisam acumular para investir e em todo lugar é assim, há uma estreita e direta relação entre qualidade do transporte público e tarifas mais salgadas porem não inviáveis. 
Da próxima vez que forem tratar de temas tão polêmicos entendam que a campanha continua e a oposição não morreu, pois apesar de propicio o tempo pode ser inadequada a maneira, esperamos ansiosamente a próxima pauta e garanto, se for realizada com base nos preceitos aqui citados será apenas uma questão de tempo, a oposição tornar-se uma proposição!



2 comentários:

  1. Excelente explanação do tema. Coerente e, é claro, de uma visão neutra e objetiva. Será necessário esse mesmo tom e visão dos nossos futuros gestores para que realmente aconteça a tão esperada mudança, algo que pelo fatos, já mencionados, não consigo visualizar. Mas, a esperança é a última que morre ou como muitos afirmam, não morre nunca.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo excelente comentario. Continue participando desse debate, para que possamos construir algo positivo, nessa nova gestão

    ResponderExcluir