terça-feira, 27 de novembro de 2012

CHOQUE DE GESTÃO CHOCA A GOVERNADORA, QUE AO INVÉS DE RIR, GARGALHA!



O Choque de gestão anunciado em alto e bom som pelas infinitas bordas desta ilha ecoa como canto de passarinho verde para a governadora Roseana Sarney. Isto ocorre por um motivo bem simples, Holanda Jr derrapa mais uma vez e a governadora assiste confortavelmente mais uma trapalhada da oposição. 
O choque de gestão é uma bandeira do PSDB, cujo sucesso foi tão estrondoso que curiosamente o próprio PSDB não toca no assunto e nem sequer levanta esta bandeira, João Castelo que o diga. Por onde passou, isto é apenas em Minas Gerais, o dividendo político colhido não foi outro senão o próprio enfraquecimento de quem o implantou, basta acompanhar o mapa de votação em Minas Gerais para perceber que Aécio Neves perdeu em cidades estratégicas, e o que é pior, de forte tradição PSDBista,. O motivo de tamanha impopularidade é que o choque de gestão busca, acima de tudo, uma maquina pública eficiente, e mais eficiência implica maior arrecadação, menor endividamento, menos emprego e maior produtividade do funcionário público municipal, até aí tudo bem, não fosse o mantra da maior arrecadação. Para uma cidade pauperizada e combalida financeiramente como São Luis, o aumento da arrecadação municipal somente pode acontecer caso a economia seja fortacelecida o que não parece ser o caso. Consequentemente, o resultado imediato não é outro senão o ofuscamento do poder municipal, pois o preço da maior eficiência será justamente a diminuição da participação do poder municipal, pelo menos no inicio, justamente no período em que é construída a marca da gestão.
 Holanda Jr não percebe que ao adotar o choque de gestão, uma bandeira genuína do PSDB, não passa outra informação aos eleitores senão aquela que todos estão tristemente a constatar: “não há projeto político” e a julgar pela derrapada anterior, parece que a tentativa erro será a marca do governo que se aproxima. Toda essa postura leva-nos a duas conclusões: ou Holanda Jr está desesperado em busca de uma grande marca para sua gestão ou então trabalha silenciosamente para favorecer o grupo Sarney, pois não é possível tanta trapalhada ser realizada de maneira tão competente. Porém, prefiro acreditar que a oposição está perseguindo a primeira alternativa. 
O fato preocupante é que a oposição comporta-se da maneira que a governadora precisa, qual seja, esfacelada e sem uma proposta de mudança concreta. O mote da oposição já foi descoberto “mudança” mas parece que falta competência para operá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário